Facebook Twitter LinkedIn Youtube Flickr
29/10/2009 15:30

Sensor revela boa expectativa para as contas nacionais

 

Indicador calculado pelo Ipea atinge 26 pontos, com destaque para as previsões positivas sobre a produção industrial

O setor produtivo está mais confiante na economia brasileira, segundo o Sensor Econômico referente ao mês de setembro, calculado pelo Ipea. O indicador atingiu, no mês passado, 26 pontos em uma escala que vai de -100 a +100. Portanto, situa-se na faixa de confiança. O destaque desta edição do Sensor ficou a cargo do índice Contas Nacionais, que teve o maior crescimento dentre os quatro aspectos componentes do indicador - os demais são Parâmetros Econômicos, Desempenho das Empresas e Aspecto Social.

Apesar de representar a sétima alta seguida no Sensor, a elevação em setembro foi inferior à observada em meses anteriores. A melhoria da expectativa sobre as contas nacionais se deu, em grande parte, devido à evolução nas previsões para a produção industrial, que agora se aproximam da avaliação feita para os setores agropecuário e de serviços. As expectativas para variação do PIB e variação das exportações também tiveram melhorias significativas.

Por sua vez, o aspecto Parâmetros Econômicos, até então o mais bem avaliado, teve redução se comparado com agosto. Os motivos principais da queda são os temores de inflação maior e a continuidade da apreensão quanto à taxa de juros. Os Aspectos Sociais continuam sendo o índice com pior avaliação (4,1 pontos, dentro da zona de apreensão), enquanto que o Desempenho das Empresas obteve 20,1 pontos.

O Sensor Econômico é calculado com base em questionários enviados a 115 entidades associativas que representam os setores da agricultura, indústria, comércio, serviços, além dos trabalhadores. A intenção é captar as expectativas econômicas e sociais do setor produtivo do País.

Veja aqui o Sensor Econômico

 
 

Todo o conteúdo deste site está publicado sob a Licença Creative Commons Atribuição 2.5 Brasil.
Ipea - Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada
Expediente Portal Ipea