Facebook Twitter LinkedIn Youtube Flickr
20/01/2020 15:15

Revista Tempo do Mundo publicará número especial sobre os dez anos do BRICS


A chamada de artigos está aberta até 29 de fevereiro de 2020 


Em junho de 2009, os chefes de Estado e de governo de Brasil, Rússia, Índia e China celebraram a primeira Cúpula dos Países BRIC em Ecaterimburgo. Em 2011, a África do Sul oficializou seu ingresso ao agrupamento. Desde então, o BRICS tem se reunido anualmente para articular políticas de cooperação e desenvolvimento em diversas áreas: saúde, ciência, tecnologia e inovação, economia digital, cooperação no combate ao crime transnacional e finanças, com destaque para a criação do Novo Banco de Desenvolvimento (NBD) e o Arranjo Contingente de Reservas (ACR).

O BRICS é a única agrupação com países de vários continentes que realizou cúpulas presidenciais em todos os anos da última década. A XI Cúpula dos BRICS foi realizada em Brasília, em novembro de 2019, sob o tema “BRICS: crescimento econômico para um futuro inovador”. Tendo em vista a relevância do agrupamento nesses 10 anos e a recente celebração da XI Cúpula no Brasil, convidamos pesquisadores e gestores a submeterem artigos sobre o BRICS, especialmente sobre os temas que foram objeto das mesas do Fórum Acadêmico do BRICS 2019, realizado no Ipea, a saber:

  • Desafios do financiamento ao desenvolvimento;
  • Agenda de comércio e investimento;
  • Cooperação em Ciência, Tecnologia e Inovação;
  • Energia e desenvolvimento;
  • Cooperação no combate a crimes transnacionais;
  • Cooperação em agricultura.

 

A sessão temática do presente volume está a cargo de Ivan Oliveira, diretor de Estudos e Relações Econômicas e Políticas Internacionais (Dinte) do Ipea – que coordenou os trabalhos do Conselho de Think Tanks dos BRICS (BTTC) e organizou o Fórum Acadêmico dos BRICS 2019 –, e de Victoria Panova, chefe do Conselho de Especialistas para a organização da Presidência russa do BRICS em 2020 e diretora-executiva do National Committee for BRICS Research (NCR BRICS).


Clique aqui para acessar as chamadas de artigos da Revista Tempo do Mundo

 

 

 
 

Todo o conteúdo deste site está publicado sob a Licença Creative Commons Atribuição 2.5 Brasil.
Ipea - Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada
Expediente Portal Ipea