Facebook Twitter LinkedIn Youtube Flickr
29/11/2019 16:28

Prêmio Jabuti de Melhor Livro do Ano é entregue a pesquisador do Ipea


Pedro Herculano de Souza, autor de "Uma História da Desigualdade", também venceu na categoria Humanidades

Pedro Herculano Guimarães Ferreira de Souza, técnico do Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea), recebeu nesta quinta-feira (28), em São Paulo, o Prêmio Jabuti de Melhor Livro de 2019. A obra vencedora é "Uma História da Desigualdade: a Concentração de Renda entre os Ricos no Brasil – 1926-2013" (Hucitec Editora). O autor também recebeu o primeiro lugar na categoria Humanidades.

A publicação é baseada na tese de doutorado de Pedro Herculano, defendida em 2016, que já foi premiada pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes), em 2017, e considerada a melhor tese da área de sociologia no Brasil.

Na cerimônia de premiação do Jabuti, também foram conhecidos os ganhadores de outras 19 categorias. O evento, organizado pela Câmara Brasileira do Livro, teve como objetivo premiar os melhores livros brasileiros publicados em 2018.

Sobre a tese
Com base em tabulações publicamente disponíveis do Imposto de Renda de Pessoas Físicas (IRPF), o autor apresenta estimativas para a desigualdade de renda no Brasil ao longo de nove décadas. Segundo Pedro Herculano, pesquisador da Diretoria de Estudos e Políticas Sociais do Ipea, o trabalho representa a mais longa e completa série histórica sobre desigualdade para o Brasil até o momento.

De acordo com a tese, as estimativas apresentadas permitem recontar a história do país, desde a década de 1920, do ponto de vista da concentração de renda no topo, "algo impossível de ser realizado com outras fontes de dados mais conhecidas, como as pesquisas domiciliares amostrais".

Desse modo, a pesquisa trata dos ricos e da desigualdade, da concentração de renda entre os mais ricos no país, da concentração de renda no mundo, da história política da desigualdade no Brasil e outras questões relacionadas.

Confira a tese "A desigualdade vista do topo: a concentração de renda entre os ricos no Brasil, 1926-2013"

Veja no site do Prêmio Jabuti os vencedores da edição 2019

 
 

Todo o conteúdo deste site está publicado sob a Licença Creative Commons Atribuição 2.5 Brasil.
Ipea - Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada
Expediente Portal Ipea