Facebook Twitter LinkedIn Youtube Flickr
12/11/2019 18:50

Fórum Brasil-África discute desafios da agenda de cooperação


Evento debateu o fortalecimento nas relações comerciais entre Brasil e o continente africano, além da Internacionalização de empresas brasileiras em setores como tecnologia, construção civil e defesa

O Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea) participou na manhã desta terça-feira (12), do Fórum Brasil-África 2019. O evento, em São Paulo, analisou caminhos para o aprimoramento das relações econômicas e comerciais com os países africanos. O diretor da área internacional do Ipea, Ivan Oliveira, foi um dos convidados para o painel de debate que analisou os desafios atuais ao incremento da cooperação entre Brasil e o continente africano. Ele ressaltou as expectativas em torno da nova estratégia brasileira para o fortalecimento do comércio.

"Espera-se que o Brasil passe a aproveitar melhor o amplo espaço para crescimento de cooperação econômica efetiva entre os dois lados do Atlântico. E, com isso, gerar oportunidades para o desenvolvimento econômico dos países envolvidos", afirmou. Oliveira também destacou que o Ipea tem projetos e parcerias em curso para realizar estudos que ajudem o governo brasileiro em suas ações na África e para qualificar o debate público sobre o tema no Brasil.

A cerimônia de abertura do Fórum contou com a presença do vice-presidente da República, Hamilton Mourão, que ressaltou a importância estratégica do continente africano na agenda de política externa brasileira. O evento deste ano, organizado pelo Instituto Brasil-África, teve como tema "Segurança alimentar: caminho para o crescimento econômico" e reuniu cerca de 300 representantes de governos, do setor privado, da academia e potenciais investidores.

Em seu discurso, Mourão anunciou que fará uma viagem em missão oficial à África no início de 2020, para avançar nos acordos de cooperação internacional. Segundo ele, o estreitamento nas relações comerciais com o continente está na agenda de prioridades. "As relações do Brasil com as nações africanas são estratégicas e prioritárias. Nosso país tem procurado atuar de maneira flexível e pragmática diante do atual contexto internacional", concluiu.

Fórum Brasil-África discute desafios da agenda de cooperação

 
 

Todo o conteúdo deste site está publicado sob a Licença Creative Commons Atribuição 2.5 Brasil.
Ipea - Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada
Expediente Portal Ipea