Facebook Twitter LinkedIn Youtube Flickr
12/09/2019 18:31

Fórum Acadêmico debate agenda do BRICS, com participação dos cinco países


Debates serão reunidos em documento dirigido aos governos dos 5 países

Após dois dias de intensos debates sobre ampla agenda de interesses comuns, o Fórum Acadêmico do BRICS 2019 produzirá um documento com recomendações de políticas públicas para Brasil, Rússia, Índia, China e África do Sul. O policy paper será encaminhado aos sherpas – representantes dos governos de cada país no BRICS – antes da cúpula de chefes de Estado do bloco, que acontecerá nos dias 13 e 14 de novembro, em Brasília.

"Vamos apresentar as principais recomendações de políticas refletidas durante os dois dias de evento. Ou seja, apresentar propostas e soluções para os desafios da agenda dos países do bloco", disse Ivan Oliveira, diretor Estudos e Relações Econômicas e Políticas Internacionais do Ipea.

Reunidos nestas quarta (11) e quinta-feira, 11, em Brasília, representantes de think tanks dos cinco países discutiram estratégias de cooperação e desenvolvimento do BRICS. Dividido em seis painéis, o Fórum Acadêmico debateu temas como desafios do financiamento do desenvolvimento, agenda de comércio, cooperação em ciência, tecnologia e inovação, energia, combate a crimes transnacionais e cooperação em agricultura.

Na avaliação do diretor do Ipea, os dois dias de Fórum Acadêmico foram produtivos e apresentaram um debate sob diferentes perspectivas. "Juntos somos mais fortes. E fortaleceremos nossas instituições através de cooperação e integração. O Fórum tem grande importância nesse processo", afirmou.

Os debates do Fórum Acadêmico também vão integrar um documento síntese. Os anais do encontro vão descrever as discussões e os estudos apresentados em cada um dos painéis. O documento será publicado no site do Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea).

Confira a programação do Fórum Acadêmico do BRICS.

Fórum Acadêmico do BRICS 2019

Fórum Acadêmico debate agenda do BRICS, com participação dos cinco países

 
 

Todo o conteúdo deste site está publicado sob a Licença Creative Commons Atribuição 2.5 Brasil.
Ipea - Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada
Expediente Portal Ipea