Facebook Twitter LinkedIn Youtube Flickr
noticias

Início » Notícias » Dinte


11/09/2019 08:54

Fórum Acadêmico discute agenda de desenvolvimento do BRICS


Encontro ocorre hoje e amanhã na sede do Ipea, em Brasília

Representantes do Brasil, da Rússia, da Índia, da China e da África do Sul se reúnem em Brasília, hoje (11) e amanhã (12), para discutir a agenda de desenvolvimento e cooperação do BRICS. Entre os temas que serão discutidos no Fórum Acadêmico do BRICS 2019 estão financiamento do desenvolvimento, cooperação em agricultura e combate a crimes transnacionais. O encontro acontece na sede do Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea), com transmissão para a unidade do Ipea no Rio de Janeiro.

O Fórum Acadêmico antecede a cúpula de chefes de Estado do BRICS, que ocorre nos dias 13 e 14 de novembro, no Palácio Itamaraty, em Brasília. O encontro anual acontece desde 2006, sempre no país que ocupa a presidência rotativa do Grupo. É a terceira vez que o Brasil sediará a cúpula.

Neste primeiro dia do Fórum Acadêmico, think tanks dos cinco países debaterão sobre desafios do financiamento do desenvolvimento, agenda de comércio e investimento e cooperação em ciência, tecnologia e inovação. Amanhã, os temas em pauta serão energia e desenvolvimento, cooperação no combate a crimes transnacionais e cooperação em agricultura do BRICS.

Na véspera da abertura do Fórum Acadêmico, o Conselho de Think Tanks do BRICS (BTTC), composto por representantes de centros de estudos e pesquisa dos cinco países membros, se reuniu no Ipea para definir a agenda de publicação dos estudos acadêmicos e recomendações em políticas públicas a serem divulgadas em 2020 na Rússia. O país será a sede do próximo encontro. Além disso, a reunião abordou propostas de financiamento para o desenvolvimento em pesquisa aplicada aos países membros do bloco. A sugestão foi criar novas alternativas de financiamento por meio do New Development Bank (NDB), conhecido como Banco de Desenvolvimento do BRICS.

Criado em 2013, o BTTC tem a função de avaliar e recomendar políticas públicas para aprimorar a integração do BRICS. A reunião foi coordenada pela Diretoria de Estudos Relações Econômicas e Políticas Internacionais do Ipea. Os participantes definiram a realização de webinar, previsto para este ano, com o objetivo de discutir os preparativos para o próximo encontro do BRICS na Rússia.

Confira a programação do Fórum Acadêmico do BRICS.

Fórum Acadêmico do BRICS 2019

Fusão de programas sociais vai incluir 17 milhões de crianças sem proteção no Brasil

 
 

Todo o conteúdo deste site está publicado sob a Licença Creative Commons Atribuição 2.5 Brasil.
Ipea - Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada
Expediente Portal Ipea