Assista ao Panorama Ipea no canal NBr

Assista ao Panorama Ipea no canal NBr

O debate desta semana sobre a Cúpula dos BRICS estreia nesta segunda, dia 14, às 20h30

O Brasil assumiu a presidência rotativa dos BRICS neste ano e sediou pela segunda vez o Fórum Acadêmico, que aconteceu em março, no Rio de Janeiro. O Ipea foi o think tank oficial do país no Fórum e esteve à frente da organização do encontro. A sexta edição do Fórum reuniu especialistas e professores de comunidades acadêmicas dos países-membros (Brasil, Rússia, Índia, China e África do Sul) para estabelecerem redes entre si e fornecerem aos chefes de Estado resultados de pesquisas empíricas.

O encontro, com periodicidade anual, precede a 6° Reunião da Cúpula dos BRICS, evento que reunirá, nos dias 15 e 16 de julho, em Fortaleza, os chefes de estado dos cinco países, e ainda ministros, secretários e empresários. A previsão é que participem cerca de 750 pessoas, além das representações das cinco maiores empresas de cada um dos países-membros, bancos de desenvolvimento e cerca de 1.500 jornalistas de todo o mundo.

E para discutir os desafios que os BRICS enfrentam e a 6° Cúpula recebemos em nosso estúdio Ivan Tiago Machado Oliveira, coordenador de Estudos em Relações Econômicas Internacionais do Ipea, e Flávio Damico, diretor do Departamento de Mecanismos Inter-Regionais do Itamaraty. O programa estreia nesta segunda-feira, dia 14, às 20h30 no canal NBR (saiba como sintonizar ou assista ao vivo pelo canal da TV NBR no youtube), e fica no ar durante a semana (na terça, à 1h, às 13h30, às 21h30; na quarta-feira, às 22h30; e no domingo, às 13h).