Facebook Twitter LinkedIn Youtube Flickr

Início » Notícias » Dinte


31/05/2019 16:45

Ipea realiza workshop sobre a agenda de integração comercial do Brics


Na ocasião, foram apresentadas análises sobre as relações comerciais entre os países do grupo

Durante workshop sobre o Brics (Brasil, Rússia, Índia, China e África do Sul), realizado nesta quinta-feira, 30/05, na sede do Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea), em Brasília, especialistas, autoridades do governo e representantes de embaixadas discutiram o comércio entre essas economias e as negociações possíveis para reativar as parcerias do grupo como parte de uma agenda de apoio ao seu desenvolvimento econômico.

Alguns dos dados apresentados indicam que, no período de 2000 a 2017, houve crescimento do comércio entre os países pertencentes ao Brics, com um aumento intenso entre 2000 e 2008 e com recuo nas taxas de crescimento a partir de 2010. As exportações intra-Brics cresceram 41,9% a.a. entre 2000 e 2008 e 4,9% a.a. de 2010 a 2017. Já as importações entre as economias do grupo aumentaram em 43,6% a.a. no período de 2000 a 2008 e apenas 3,3% a.a. entre 2010 e 2017.

A relativa estagnação das trocas entre os cinco países do Brics reitera a importância de se buscar aprofundar as relações comerciais do grupo por meio de novos acordos e mecanismos para facilitar essas trocas (como a criação de um sistema de pagamento em moedas locais e de um acordo preferencial de comércio), segundo o diretor de Estudos e Relações Econômicas e Políticas Internacionais do Ipea, Ivan Oliveira.

O coordenador de Estudos em Relações Econômicas Internacionais do Ipea, Fernando Ribeiro, apresentou simulações de impactos de um acordo de livre comércio. Os resultados mostram o claro efeito positivo para a economia brasileira de um acordo com os países do agrupamento, com destaque para os ganhos sobre as exportações de múltiplos setores, tanto agrícolas quanto industriais.

O subsecretário de Estratégia Comercial da Secretaria-Executiva da Câmara de Comércio Exterior do Ministério da Economia, Fernando Alcaraz, apresentou as diretrizes de política comercial do atual governo e reiterou a importância de iniciativas como esta do Ipea que ajudam as autoridades de governo na tomada de decisões sobre revisões de políticas públicas relevantes para a retomada do crescimento econômico brasileiro.

Acesse as apresentações realizadas no evento:

As relações comerciais entre os Brics 2000-2017

Simulações de impactos de um acordo de livre comércio entre os Brics

 
 

Todo o conteúdo deste site está publicado sob a Licença Creative Commons Atribuição 2.5 Brasil.
Ipea - Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada
Expediente Portal Ipea