Twitter
Youtube
facebook
LinkedIn
Slideshare

 

Início » Ipea na mídia » Sem categoria


27/05/2019 11:52

Aporte estimula empresa a investir


Gabriel Vasconcelos

Estudo do Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea) mostra que os empréstimos reembolsáveis da Financiadora de Estudos e Projetos (Finep) estimularam as empresas beneficiárias a investirem mais capital próprio em seus projetos de Pesquisa e Desenvolvimento (P&D) do que empresas do mesmo porte que não usaram recursos públicos administrados pela empresa pública.

O estudo, que integra o Boletim Radar do Ipea, vem dias após o mal-estar gerado entre a Finep e o Ministério da Ciência e Tecnologia sobre o controle do Fundo Nacional de Ciência e Tecnologia (FNDCT).

Segundo os pesquisadores, o acesso ao crédito direto da Finep é responsável por elevar, em média, em 76% a contratação de pessoal ocupado em áreas científicas e tecnológicas. “Estatísticas internacionais mostram que a maior parte do investimento em P&D é realizada justamente na contratação de pessoal qualificado”, diz o texto. Portanto, o número de funcionários especializados funciona como um indicador confiável do real gasto em P&D no setor privado.

Saiba mais >>

 
 

Todo o conteúdo deste site está publicado sob a Licença Creative Commons Atribuição 2.5 Brasil.
Ipea - Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada
Expediente Portal Ipea