Sergei Soares é nomeado presidente do Ipea

Sergei Soares é nomeado presidente do Ipea


Doutor em economia e pesquisador do Ipea há 16 anos tomará posse na próxima semana


O ministro-chefe da Casa Civil, Aloizio Mercadante, nomeou o pesquisador Sergei Suarez Dillon Soares para exercer o cargo de presidente do Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea). O ato foi publicado no Diário Oficial da União desta quinta-feira, 22, e consta da Portaria nº 398, de 21 de maio, da Casa Civil da Presidência da República.

Doutor e mestre em Economia pela UnB, Sergei Soares foi estagiário do Ipea entre 1991 e 1992 e ingressou por concurso público, em 1998, na carreira de técnico de Planejamento e Pesquisa do Instituto, onde publicou dezenas de estudos na área de Economia do Bem-Estar Social, com ênfase nas relações entre educação, mercado de trabalho e desigualdades, além de avaliar e propor políticas públicas em atividades de assessoramento.

Nascido em 1966, filho dos cientistas sociais Glaucio Ary Dillon Soares e Mireya Suárez, graduou-se em Física na PUC-Rio antes de optar pela Economia. Presidiu a Associação de Funcionários do Ipea, trabalhou no MEC e foi economista sênior de educação no Banco Mundial, em Washington, onde montou sistemas para acompanhar os projetos financiados, como o programa mexicano de combate à pobreza.

Em outubro de 2012, após Marcelo Neri assumir o cargo de presidente do Ipea, passou a atuar como chefe de gabinete do Instituto e pró-reitor do Mestrado Profissional montado em parceria entre o Ipea e a Escola de Administração Fazendária (Esaf), cujo primeiro curso, voltado para servidores selecionados de ministérios e órgãos federais, teve início em abril de 2014. Entre abril e maio de 2014, exerceu as funções de diretor de Estudos e Políticas Sociais e presidente substituto do Instituto. Nomeado titular, tomará posse como presidente na próxima semana.

“Sergei é um pesquisador renomado por sua excelência e produtividade, apaixonado pelo trabalho de avaliar e propor políticas públicas visando o desenvolvimento. Como chefe de gabinete, desempenhou com brilhantismo e abnegação as funções de um secretário-executivo, embora a posição não exista com esse nome no Ipea”, afirmou Marcelo Neri, ministro da Secretaria de Assuntos Estratégicos da Presidência da República (SAE/PR), à qual o Ipea é vinculado.

Na noite de quarta-feira, Neri anunciou a nomeação para Sergei Soares e o público da abertura da Arena de Participação Social, onde se reúnem até sexta-feira, 23, representantes da sociedade civil, gestores públicos, especialistas e convidados internacionais nos Diálogos sobre os Objetivos de Desenvolvimento do Milênio e a Construção da Agenda Pós-2015. Nesta quinta-feira, às 13h, Neri e Soares concedem, na Arena, entrevista coletiva sobre o 5º Relatório Nacional de Acompanhamento dos Objetivos de Desenvolvimento do Milênio, a ser lançado na sexta-feira, quando a presidenta Dilma Rousseff participará do evento.