Ipea divulga boletim com artigos sobre indústria naval

Ipea divulga boletim com artigos sobre indústria naval

Publicação inclui prévia do livro ‘Ressurgimento da Indústria Naval no Brasil’

O Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea) lança no próximo dia 16, quarta-feira, a 33ª edição do boletim Radar: tecnologia, produção e comércio exterior, com dois artigos sobre a indústria naval brasileira e outro sobre o desenvolvimento de serviços tecnológicos no país. Os trabalhos sobre o desenvolvimento da indústria brasileira de navios reúnem informações que serão detalhadas no livro Ressurgimento da Indústria Naval no Brasil, com lançamento pelo Ipea previsto para este ano.

O primeiro artigo traz uma análise ampla das perspectivas para a indústria naval nos próximos 25 anos no Brasil. Para isso, o trabalho abrange forças, fraquezas, oportunidades e ameaças para o setor (análise SWOT). O segundo trabalho divulgado na publicação identifica setores de produção de peças para navios com maior relevância para a indústria naval do país.

Já o terceiro artigo destaca movimentos de fusões e aquisições entre grandes empresas internacionais do mercado de serviços tecnológicos no Brasil. O autor ressalta que a realidade dessas empresas no país parece acompanhar a dinâmica internacional e também observa fatores de demanda decorrentes da internacionalização das cadeias produtivas e de valor, do boom das commodities e da maior exigência da sociedade por bens ambientalmente sustentáveis e de boas condições sanitárias.

O boletim Radar nº 33 será publicado no Portal Ipea no dia 16, às 10h30.