Boletim avalia infraestrutura de pesquisa científica no país

Boletim avalia infraestrutura de pesquisa científica no país

A 35ª edição do Radar será divulgada nesta quinta-feira, dia 06 de novembro, em Brasília

O Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea) lança, nesta quinta-feira , dia 06 de novembro, às 14h30, em Brasília (SBS, Qd 1, Bl J. Edifício BNDES/Ipea, auditório do 11º andar), a 35ª edição do boletim Radar: tecnologia, produção e comércio exterior. Reunindo três artigos, a publicação trata da infraestrutura de pesquisa científica existente no país e visa ao aprofundamento de conhecimento em variados aspectos das atividades dos laboratórios de pesquisa.

No primeiro artigo, Gesmar dos Santos, caracteriza as infraestruturas laboratoriais que desenvolvem pesquisas na área de energias renováveis, destacando alguns aspectos das interações entre os pesquisadores, as instituições parceiras e o setor produtivo.

Outro artigo, de autoria de Jean Marlo Pepino de Paula, analisa as características da infraestrutura de Ciência, Tecnologia e Inovação (C,T&I) voltada para a indústria da construção civil. O estudo destaca as formas de inovação que ocorrem nesta indústria e alguns dos fatores reconhecidos pela literatura como responsáveis pela lenta evolução tecnológica no setor.

Por fim, a pesquisa de Gilson Geraldino Silva Jr. apresenta parte dos resultados de um estudo voltado à avaliação do impacto da cooperação laboratórios-empresas sobre a utilização da infraestrutura laboratorial.

Serviço
Lançamento do 35º Boletim Radar

Data: 06 de novembro de 2014, quinta-feira
Horário: 14h30
Local: Brasília - SBS, Qd 1, Bl J. Edifício BNDES/Ipea, auditório do 11º andar
Informações: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.