Twitter
Youtube
facebook
LinkedIn
Google +

 

30/07/2018 15:11

Ipea lança livro sobre burocracia e políticas públicas no Brasil

Publicação trata dos tipos e níveis de burocracias existentes e de como elas influenciam a organização econômica e o planejamento governamental

Frequentemente alvo de críticas e associada à ineficiência, a burocracia é tida como um dos grandes entraves ao funcionamento das instituições brasileiras. Estudos do Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea) indicam, no entanto, que o modelo burocrático é fundamental para a manutenção da ordem democrática, pois contribui com a sistematização e estabelece parâmetros para executar decisões e resolver conflitos e, assim, garantir melhor desempenho das instituições públicas.

Para entender mais sobre o modelo burocrático, por que é necessário e como funciona, o Ipea realizou ampla pesquisa sobre o tema, consolidada no livro Burocracia e Políticas Públicas no Brasil: inserções analíticas. A obra será lançada nesta terça-feira, 31, na Universidade Federal do Paraná, e está já disponível em www.ipea.gov.br.

O trabalho conta com 15 capítulos divididos em três grandes temas. O primeiro, Burocracia, estado e sociedade, apresenta os principais conceitos que envolvem o tema e a relação entre burocracia e política. O segundo, A burocracia e seus estratos, explica os diferentes tipos e níveis de burocracia existentes. E o terceiro, A burocracia e suas áreas de atuação, enfoca a influência da burocracia na organização econômica, no planejamento governamental e, consequentemente, no desempenho institucional.

Pesquisadores do Ipea e de universidades brasileiras ressaltam que a burocracia é parte central da atividade política. Os autores procuram explicar o papel da burocracia no planejamento, na produção e na implementação de políticas públicas no Brasil, ampliando a capacidade de atuação do Estado nesses processos. “Esperamos fortalecer a temática e a relevância do olhar acadêmico sobre ela, com implicações que vão além do campo científico e contribuem para a atuação do Estado nas políticas públicas e, portanto, para o aprimoramento da governança democrática”, explicam os organizadores da publicação, Roberto Pires, Gabriela Lotta e Vanessa Elias de Oliveira, no capítulo de apresentação do livro.

Para acessar a publicação, clique aqui

 
 

Todo o conteúdo deste site está publicado sob a Licença Creative Commons Atribuição 2.5 Brasil.
Ipea - Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada
Expediente Portal Ipea