Ipea celebra 50 anos de sua fundação

Ipea celebra 50 anos de sua fundação

Durante os meses de novembro e dezembro, programação comemorativa terá lançamento de publicações e pesquisas inéditas


Para comemorar seu Jubileu de Ouro, o Ipea realizou, em setembro, uma cerimônia interna que reuniu autoridades, ex-presidentes e servidores. O evento homenageou seu fundador e primeiro presidente, o ex-ministro João Paulo dos Reis Velloso, e deu início à programação comemorativa que, devido ao período eleitoral, será concentrada nestes dois últimos meses de 2014, estendendo-se até 2015.

Em novembro e dezembro, serão lançadas publicações e pesquisas inéditas, e também serão organizados seminários temáticos. Essas iniciativas pretendem fazer um balanço das contribuições do Instituto nos últimos 50 anos e propor novas perspectivas para o desenvolvimento futuro do país.

Entre as publicações previstas, destaque para a série Brasil em Desenvolvimento – cujos artigos apresentam contribuições para as políticas públicas que possam ser implementadas no horizonte da próxima década, nas mais diversas áreas – e para o Texto para Discussão nº 2.000. Por uma feliz coincidência, o mais prolífico instrumento de divulgação dos resultados das pesquisas do Ipea chegou a essa marca no momento em que se comemora o Jubileu de Ouro. Aproveitando a ocasião, esta edição comemorativa apresentará a síntese dos trabalhos realizados nos últimos dez anos, desde a data em que o Instituto publicou seu TD nº 1.000 e completou quarenta anos de existência.

Veja o calendário de lançamentos e seminários