Evolução da produtividade no Brasil é tema de publicação

Ipea analisa a evolução da produtividade no Brasil 

Os ministros Marcelo Neri (SAE) e Mauro Lemos (MDIC) participaram do lançamento 


Em parceria com a ABDI e diversas instituições de pesquisa brasileiras, o Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea) lançou, no dia 20 de novembro, quinta-feira, o primeiro volume da obra Produtividade no Brasil - Desempenho e Determinantes.

Participaram da mesa de abertura Marcelo Neri, ministro da Secretaria de Assuntos Estratégicos (SAE), e Mauro Borges Lemos, ministro do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior (MDIC) e presidente da Agência Brasileira de Desenvolvimento Industrial (ABDI). Logo depois, apresentaram os estudos os organizadores da publicação: Fernanda De Negri, diretora de Estudos Setoriais de Inovação, Regulação e Infraestrutura (Diset) do Ipea, e Luiz Ricardo Cavalcante, consultor legislativo do Senado Federal.

Dividida em 13 capítulos, a coletânea aborda a temática por diversas nuances e apresenta análises sobre a evolução da produtividade no Brasil ao longo das últimas décadas e sobre os diferenciais setoriais de produtividade no país. Além disso, o estudo também mostra indicadores comparados com outros países, evidenciando que o problema da baixa produtividade brasileira é um problema estrutural do país e não meramente uma questão conjuntural.

O lançamento da publicação faz parte das comemorações do jubileu do Ipea, e será realizado na sede do Instituto, em Brasília (SBS, Quadra 1, Bloco J, Ed. BNDES/ Ipea, auditório do subsolo).