Atlas apresenta indicadores de 16 Regiões Metropolitanas

Atlas apresenta indicadores de 16 Regiões Metropolitanas

Plataforma produzida em parceria pela Fundação João Pinheiro, Ipea e PNUD traz dados sobre renda, longevidade, educação, demografia e vulnerabilidade

A Fundação João Pinheiro, o Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea) e o Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (PNUD) realizarão coletiva de imprensa na próxima terça-feira, dia 25, às 11h, para lançar o Atlas do Desenvolvimento Humano nas Regiões Metropolitanas Brasileiras. Parte da série Atlas do Desenvolvimento Humano no Brasil, ele é composto por uma versão impressa e um site. Essa base de dados na internet apresenta mais de 200 indicadores sobre renda, educação, demografia, trabalho, habitação e vulnerabilidade para Unidades de Desenvolvimento Humano (UDHs) – conceito similar ao de “bairro” – de 16 Regiões Metropolitanas do Brasil.

Dessa forma, será possível saber qual era a situação de cada uma das mais de 9 mil UDHs no ano 2000 e o que mudou até 2010. Por exemplo, a ferramenta permite observar e comparar indicadores relativos a áreas como Morumbi (São Paulo, SP), Belvedere (Belo Horizonte, MG), Asa Norte (Brasília, DF) e Gávea (Rio de Janeiro, RJ). Produzida com base nos Censos Demográficos desses dois anos, a plataforma poderá ser acessada pelo endereço www.atlasbrasil.org.br. A versão impressa do atlas, por sua vez, traz indicadores de renda, longevidade e educação das 16 RMs, além de mapas de todas elas.

O nível de detalhamento de dados oferecido pelo site proporciona a gestores públicos, acadêmicos e a toda a sociedade uma ferramenta essencial para análise de disparidades intermunicipais e inter-regionais. As RMs analisadas são: Belém, Belo Horizonte, Cuiabá, Curitiba, Distrito Federal, Fortaleza, Goiânia, Manaus, Natal, Porto Alegre, Recife, Rio de Janeiro, Salvador, São Luis, São Paulo e Vitória.

Estarão presentes à coletiva de imprensa o ministro de Estado chefe da Secretaria de Assuntos Estratégicos da Presidência da República, Marcelo Neri, o coordenador residente do Sistema Nações Unidas no Brasil e representante residente do PNUD no Brasil, Jorge Chediek, o presidente do Ipea, Sergei Soares, e a presidente da Fundação João Pinheiro, Marilena Chaves. Também participarão os pesquisadores Marco Aurélio Costa (Ipea), Andréa Bolzon (PNUD) e Maria Luiza Marques (FJP).

SERVIÇO
Coletiva de Imprensa de Lançamento do Atlas do Desenvolvimento Humano nas Regiões Metropolitanas Brasileiras
Local: Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea), Brasília-DF – Setor Bancário Sul, Quadra 1, Ed. BNDES/Ipea, auditório do subsolo
Dia: 25 de novembro de 2014, terça-feira
Horário: 11h