Twitter
Youtube
facebook
Google +
Google +

 

06/07/2018 11:25

Ipea e MMA firmam acordo para monitorar gastos com mudança do clima


Acordo de Cooperação Técnica assinado nesta terça-feira, 03, visa mapear os gastos brasileiros com ações de enfrentamento das mudanças climáticas

O Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea) e o Ministério do Meio Ambiente (MMA) assinaram um acordo de cooperação técnica que visa apoiar a implementação de ações para enfrentar as mudanças do clima. A solenidade ocorreu nesta terça-feira, 03/07, na sede do MMA, em Brasília.

Por meio da parceria, pesquisadores irão elaborar e aplicar uma metodologia de monitoramento dos gastos do governo federal relacionados à mudança do clima. Segundo Letícia Becalli Klug, coordenadora do projeto pelo Ipea, posteriormente serão monitorados os gastos feitos a partir de recursos de doações e financiamentos oriundos de cooperações internacionais, assim como gastos do setor privado. O objetivo é dar transparência ao financiamento nacional e internacional, inclusive no contexto das metas do Acordo de Paris.

Para Thiago de Araújo Mendes, secretário de Mudança do Clima e Florestas do MMA, a parceria com o Ipea é muito importante. "Não somente por ser uma entidade de altíssima reputação nessa área, mas também para que os pesquisadores do Ipea publiquem esses resultados em revistas científicas internacionais", declarou. Segundo ele, essas publicações serão fundamentais para que as ações oriundas do acordo possam ser transformadas efetivamente em políticas públicas.

De acordo com Alexandre Ywata, diretor de Estudos e Políticas Regionais, Urbanas e Ambientais (Dirur) do Ipea, algumas pesquisas já apontam que os gastos ambientais vêm diminuindo ao longo dos últimos anos. Ywata informou ainda que, além do Ipea e do MMA, a GIZ - agência de fomento do governo alemão -, e o Centro Internacional de Políticas para o Crescimento Inclusivo (IPC-IG) também vão trabalhar no projeto.

 

 
 

Todo o conteúdo deste site está publicado sob a Licença Creative Commons Atribuição 2.5 Brasil.
Ipea - Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada
Expediente Portal Ipea