Ipea publica livro sobre dinâmica macrossetorial brasileira

Ipea publica livro sobre dinâmica macrossetorial brasileira

Publicação digital, editada pela Diretoria de Estudos e Políticas Macroeconômicas, está disponível para download gratuito no Portal Ipea

Já está disponível, no Portal Ipea, o livro Dinâmica Macrossetorial Brasileira. Fruto de um projeto da Diretoria de Estudos e Políticas Macroeconômicas do Ipea, a publicação tem como objetivo contribuir para a discussão sobre mudança estrutural e crescimento econômico no Brasil, por meio de uma análise concatenada das principais variáveis deste tema.

De acordo com os autores, a adoção de políticas de controles de capitais de curto prazo, de proteção comercial e de desenvolvimento tecnológico é crucial para a preservação, o controle e a autonomia das variáveis macroeconômicas-chave (câmbio, juros e fisco), de modo a garantir a manutenção da taxa de crescimento da atividade econômica e do emprego, com distribuição de renda e estabilidade de preços.

O primeiro capítulo, intitulado Rigidez produtiva e importações no Brasil: 1995-2009, de Gabriel Coelho Squeff, discute a composição e a evolução da oferta e da demanda total entre 1995 e 2009, a partir do agrupamento dos produtos das tabelas de recursos e usos do IBGE.

Mercado de Trabalho
No capítulo seguinte – Liderança, dinamismo e comando: uma análise setorial do mercado formal de trabalho brasileiro –, Claudio Roberto Amitrano apresenta uma análise sobre a evolução setorial do mercado de trabalho formal entre 1995 e 2013 a partir, sobretudo, dos dados da Relação Anual de Informações Sociais (Rais).

O terceiro capítulo, A evolução da estrutura ocupacional e os padrões setoriais da informalidade no Brasil: 1995-2012, de Sandro Sacchet de Carvalho, discute a formalização do mercado de trabalho a partir dos dados da Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios (PNAD) entre 1995 e 2012. Especificamente, avaliou-se “em que medida mudanças na estrutura setorial do emprego contribuíram para o aumento da formalidade do mercado de trabalho brasileiro em comparação com a intensificação da formalização em cada setor”.

No trabalho Notas sobre a trajetória do investimento público no Brasil, de Rodrigo Octávio Orair (quarto capítulo), é discutida a forte associação entre o investimento público federal e o crescimento do PIB desde a década de 1940.

Por fim, o último capítulo, intitulado O financiamento das contas externas brasileiras: 1995-2014, de autoria de Marcos Antonio Macedo Cintra, discute as condições externas de financiamento da economia brasileira entre 1995 e 2014.

Leia o livro ‘Dinâmica Macrossetorial Brasileira’