Estudo analisa aspectos produtivos da indústria brasileira no primeiro trimestre

Estudo analisa aspectos produtivos da indústria brasileira no primeiro trimestre

Em 2015, manteve-se a desaceleração em relação ao mesmo período do ano anterior, se comparado com 2013, quando registrou retração produtiva de 4,12%


A produção da indústria brasileira apresentou uma retração de 2,37% no primeiro trimestre de 2015 em relação ao mesmo período de 2014. Os dados foram apresentados no estudo Aspectos Produtivos da Indústria Brasileira no Primeiro Trimestre de 2015, de autoria dos técnicos de Planejamento e Pesquisa do Ipea Luiz Dias Bahia e Alexandre Messa Peixoto da Silva, com o apoio do assistente de Pesquisa Daniel Feitosa Lopes.

De acordo com a análise, se comparado com 2013, quando apresentou no ano uma retração produtiva de 4,12%, este desempenho mantém o comportamento de retração de 2014. Contudo, é necessário visualizar setorialmente e ao longo de cada mês de 2015 como o atual desempenho vem ocorrendo. A ideia é perceber, mesmo que de maneira preliminar, a atual conjuntura com mais detalhes.

No que se refere ao movimento mensal, a pesquisa aponta uma tendência geral de aumento de atividade produtiva na comparação com o mês imediatamente anterior, o que culmina com resultados mais animadores em março de 2015. Assim, a expectativa é a de que tal tendência se consolide ao longo do ano, pois o primeiro trimestre é sazonalmente fraco para a indústria, sendo os seguintes normalmente melhores.


Leia a Nota Técnica nº 25/Diset - Aspectos Produtivos da Indústria Brasileira no Primeiro Trimestre de 2015