Ipea apresenta análise sobre juventude e a questão da idade penal

Ipea apresenta análise sobre juventude e a questão da idade penal

Com o objetivo de qualificar o debate sobre a maioridade penal, Nota Técnica trará ainda informações sobre a situação social dos adolescentes no Brasil

O Ipea vai divulgar na próxima terça-feira, 16 de junho de 2015, às 10h, uma nota técnica com dados sobre a situação social dos jovens brasileiros. O estudo ainda trará informações relativas a questões importantes para a discussão sobre a redução da maioridade penal, como: quem são os jovens infratores; quantos são; quais são os principais delitos cometidos por esses adolescentes; e a quais sanções estão sujeitos os adolescentes que cometem ato infracional.

De acordo com as autoras da pesquisa, a proposta do documento, intitulado O Adolescente em Conflito com a Lei e o Debate sobre a Redução da Maioridade Penal: esclarecimentos necessários, é permitir que o debate sobre a redução da maioridade penal tenha “reflexões e discussões pautadas em dados e informações inequívocas, capazes de retratar a real dimensão do envolvimento de adolescentes em delitos de alta gravidade”.

A apresentação da nota técnica será feita na sede do Instituto, em Brasília (SBS, QD. 1, Bloco J, Edifício BNDES/Ipea, auditório do subsolo), pela técnica de Planejamento e Pesquisa Enid Rocha Andrade Silva. A mesa de discussão terá a participação do técnico de Planejamento e Pesquisa do Ipea, André Calixtre, e do secretário Nacional de Juventude, Gabriel Medina.