Jessé Souza destaca papel do Estado nas políticas sociais

Jessé Souza destaca papel do Estado nas políticas sociais

Presidente do Ipea também falou sobre projetos do Instituto em entrevista para o jornal Valor Econômico

 

Em entrevista ao Valor Econômico, publicada nesta quarta-feira, dia 23/10, o presidente do Ipea, Jessé Souza, alertou para os esforços de "demonização do Estado". “Sempre que houve alguma melhora nas condições das classes populares, essa melhora sempre veio do Estado. Então, uma demonização do Estado enquanto corrupto e ineficiente pode também ser uma leitura da defesa de que o Estado seja usado para uma minoria, o que eu acho preocupante”, afirmou.

Jessé apontou o esquecimento das classes mais pobres e destacou a desigualdade social como a questão mais importante para o país se debruçar. “Aceitou-se no Brasil, secularmente, o abandono de classes inteiras. Essas pessoas foram condenadas ao esquecimento e isso é, obviamente, um dado conservador, ao meu ver, inadmissível. Ninguém escolhe ser pobre ou humilhado. E acho, então, que o grande conflito histórico brasileiro sempre foi uma sociedade para poucos, onde os recursos de que o país dispõe são monopolizados por uma pequena minoria”.

Assuntos como corrupção, meritocracia e o momento político atual também foram abordados pelo sociólogo. “Eu acredito que esse instante político é um instante breve, que está perto de uma resolução de modo que a gente possa se ater as questões essenciais – a pauta social, inclusiva. Precisamos ver como vamos tornar mais produtivo o trabalhador que vem dessas classes. Não só a produtividade tem a ver com a inovação tecnológica de empresas, questão extremamente importante, mas também esse outro lado de ver que nenhuma nação se moderniza se não capacita o seu povo. Esse é o grande desafio social, político e econômico brasileiro agora.”

Em relação ao Ipea, o presidente citou os estudos do Instituto em temas estratégicos para o desenvolvimento nacional, como equilíbrio fiscal, proteção social, produtividade e infraestrutura. Para saber mais, veja as matérias publicadas sobre o seminário Agenda Estratégica para o Brasil, promovido pelo Instituto no início desse mês.

Confira a entrevista de Jessé Souza ao Valor Econômico