Publicação do Ipea é indicada ao Prêmio Jabuti 2015

Publicação do Ipea é indicada ao Prêmio Jabuti 2015
Produtividade no Brasil: Desempenho e Determinantes analisou a evolução dos indicadores de produtividade da economia brasileira

O primeiro volume da série Produtividade no Brasil: Desempenho e Determinantes é um dos finalistas da 57ª edição do Prêmio Jabuti 2015. Organizada por Fernanda De Negri, diretora de Estudos Setoriais de Inovação, Regulação e Infraestrutura (Diset) do Ipea, e Luiz Ricardo Cavalcante, consultor legislativo do Senado Federal, a publicação disputa a categoria Economia, Administração, Negócios, Turismo, Hotelaria e Lazer.

Resultado de uma parceria do Ipea com a ABDI e diversas universidades e instituições de pesquisa do país, o livro aborda o baixo crescimento da produtividade no Brasil desde o final da década de 1970. Entre 2003 e 2010, a retomada do crescimento econômico e a melhoria dos termos de trocas internacionais possibilitaram a recuperação de ganhos relativamente elevados de produtividade.

Na mesma categoria, outra publicação, com a participação do Ipea, também foi indicada. José Eustáquio Ribeiro Vieira Filho, técnico de Planejamento e Pesquisa do Ipea, assina um capítulo do livro O Mundo Rural no Brasil do Século 21, de autoria de Zander Navarro, publicado pela editora Embrapa/Instituto de Economia da UNICAMP. No artigo Transformação histórica e padrões tecnológicos da agricultura brasileira, Eustáquio destaca a inovação tecnológica na agricultura brasileira e os desafios ainda existentes.

Os ganhadores do prêmio serão conhecidos no dia 19 de novembro, em que os três livros que receberem maior pontuação serão considerados vencedores em sua categoria, em primeiro, segundo e terceiro lugares. A cerimônia de entrega aos vencedores será realizada no dia 3 de dezembro de 2015, em São Paulo.

Sobre o Jabuti
Criado em 1958, o Prêmio Jabuti é considerado o mais importante do mercado editorial brasileiro e possui abrangência nacional. Em 2015, serão premiadas 27 categorias, que receberam mais de 2.500 inscrições.
Outras dez publicações também participam da categoria em que o Ipea concorre, que selecionou livros compostos por pesquisas, ensaios, textos profissionais, acadêmicos e científicos.

Leia a publicação "Produtividade no Brasil - vol. 1"

Confira o livro "O Mundo Rural no Brasil do Século 21"