41ª edição do Boletim Radar traz quatro artigos

41ª edição do Boletim Radar traz quatro artigos

Publicação analisa temas relacionados à agricultura, à tributação, às tendências tecnológicas e ao sistema de crédito no ensino superior

Já está disponível no Portal Ipea a 41ª edição do boletim Radar: tecnologia, produção e comércio exterior, que traz quatro artigos. Dois dos trabalhos da publicação estão relacionados à agricultura e à tributação, outro aborda as tendências tecnológicas relacionadas à evolução dos registros de patentes, e o último trata do sistema de crédito no ensino superior.

De autoria de Rogério Edivaldo Freitas e Aguinaldo Nogueira Maciente, o primeiro artigo investiga as mesorregiões do país que apresentam maior ritmo de expansão da área agrícola e indica se este crescimento vem ocorrendo por meio da prevalência de lavouras permanentes ou temporárias, revelando algumas das diversas tendências do desenvolvimento da agricultura.

O segundo trabalho, dos pesquisadores Diego Boschetti Musskopf e Mauro Catharino Vieira da Luz, discute a evolução das competências tecnológicas brasileiras, por meio da análise dos pedidos de patentes depositados por empresas e instituições. Em seguida, um estudo de Gabriel Gouvêa Rabello e João Maria de Oliveira mostra que a estrutura tributária nacional, apoiada em tributos regressivos e pouco eficientes, com as competências e as autonomias tributárias dos estados e municípios, levou o Brasil a um ambiente tributário complexo e desestimulador de investimentos.

Por fim, Paulo A. Meyer M. Nascimento avalia a possibilidade de adoção, no Brasil, de sistemática de amortização dos créditos do Fies com base na renda do estudante após a formatura. O trabalho apresenta uma proposta de financiamento estudantil no ensino superior, em que as amortizações dos empréstimos passariam a ser efetivadas com base na renda do estudante após o término do período em análise.

Confira a 41ª edição do boletim Radar: tecnologia, produção e comércio exterior