Twitter
Youtube
facebook
Google +
Google +

 

tips and trick
30/10/2017 17:40

Ipea apresenta panorama do mercado de trabalho brasileiro no primeiro semestre de 2017

Reforma trabalhista, FGTS e Justiça do Trabalho são alguns dos temas tratados no Boletim Mercado de Trabalho, que será lançado nesta terça-feira (31.10)

Como o mercado de trabalho brasileiro se comportou no primeiro semestre de 2017? O que indicam os dados para o segundo semestre? Um panorama do mercado de trabalho brasileiro é apresentado no Boletim Mercado de trabalho: conjuntura e análise (BMT) nº 63. O lançamento do boletim será nesta terça-feira, 31, na sede do Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea), em Brasília, às 10h.

Na seção “Política em foco", o periódico traz análise da Reforma Trabalhista - que entra em vigor no dia 11/11 - e seus impactos nas condições de trabalho. Os pesquisadores analisaram o mercado de trabalho tanto para trabalhadores da cidade quanto para os do campo. E trazem dados da Justiça do Trabalho brasileira.

Temas como a avaliação do Programa Nacional de Incubadoras de Cooperativas Populares (Proninc) 2017 e as tecnologias sociais compõem outra seção, que trata de economia solidária e políticas públicas.

Como as condições do mercado de trabalho influenciam as transições do desemprego para o emprego? Esse é um dos temas que o BMT trata em uma parte específica para Notas Técnicas. Adicionalmente, o trabalho agrícola, o agronegócio e as políticas para a pequena agricultura também são abordados em artigos. E há, ainda, uma análise comparativa entre o FGTS e os fundos individuais adotados em alguns países da América Latina.

 

 
 

Todo o conteúdo deste site está publicado sob a Licença Creative Commons Atribuição 2.5 Brasil.
Ipea - Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada
Expediente Portal Ipea