Twitter
Youtube
facebook
Google +
Google +

 

tips and trick
27/10/2017 12:15

Ipea debateu formas de incluir emissões de gases de efeito estufa no sistema de contas nacionais
Em parceria com outras organizações, o Instituto promoveu um seminário internacional sobre mudança do clima e contas públicas. Confira os destaques

 

O Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea) reuniu diversas instituições para o seminário internacional Relacionando mudança do clima e contas nacionais, em que foram discutidas formas de incluir emissões de gases de efeito estufa no sistema de contas nacionais.

“Um dos objetivos desse seminário é justamente tentar compatibilizar ainda mais as contas de emissões com a economia de produção e consumo”, destaca o diretor de Estudos e Políticas Regionais, Urbanas e Ambientais do Ipea, Alexandre Ywata.

Segundo o secretário de Mudança do Clima e Florestas do Ministério do Meio Ambiente, Everton Lucero, a grande mudança do clima ocorre devido à queima de combustíveis fósseis. “Uma medida imediata seria transformar a economia e a matriz energética em modos mais sustentáveis de produção”, propõe o secretário.

O secretário de Planejamento e Assuntos Econômicos do Ministério do Planejamento, Marcos Ferrari, sugere a implantação de um Produto Interno Verde (PIV). “Isso seria um grande progresso, vai permitir que possamos consolidar  o trabalho que fazemos com o IGBE e em parceria com outros órgãos. O debate já está em estágio avançado”, revela.

Saiba mais: Seminário discute relação entre mudança do clima e contas públicas

 
 

Todo o conteúdo deste site está publicado sob a Licença Creative Commons Atribuição 2.5 Brasil.
Ipea - Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada
Expediente Portal Ipea