Twitter
Youtube
facebook
Google +
Google +

 

tips and trick
25/10/2017 10:04

Indicador Ipea de Produção Industrial prevê avanço de 0,8% em setembro


Expectativa é de que a variação acumulada em 12 meses fique em 0,5%, primeira alta em 39 meses, com destaque para a indústria automobilística

O Indicador Ipea de Produção Industrial, uma prévia da Pesquisa Industrial Mensal – Produção Física (PIM-PF), do IBGE, apontou alta de 0,8% em setembro, na comparação com agosto. Com esse resultado, a variação acumulada em 12 meses seria de 0,5%, a primeira alta após 39 meses. Em relação a setembro de 2016, a expectativa é de um avanço de 3%, a quarta elevação consecutiva na comparação interanual.

O desempenho dos indicadores coincidentes da produção industrial foi considerado bom tanto na comparação com setembro de 2016, quanto frente a agosto deste ano. Um dos destaques, a indústria automobilística registrou crescimento acumulado em 2017 de 27% e avanço de 1,9% em setembro ante agosto. A importação de bens intermediários cresceu 5,4% no mês.

As vendas de papel e papelão, por sua vez, tiveram resultado negativo, recuando 4,1% em setembro, após o avanço de 6,3% no mês anterior. No acumulado de 2017, porém, esse indicador coincidente ainda registra alta de 4,4%.

Acesse a íntegra do indicador no blog da Carta de Conjuntura.

 
 

Todo o conteúdo deste site está publicado sob a Licença Creative Commons Atribuição 2.5 Brasil.
Ipea - Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada
Expediente Portal Ipea