Twitter
Youtube
facebook
Google +
Google +

 

tips and trick
24/10/2017 10:05

Ipea ficará responsável pelos projetos de desenvolvimento de médio e longo prazo
Anúncio foi feito pelo presidente Ernesto Lozardo na abertura da Semana da Comunidade Ipea, que teve homenagens aos servidores e entrega do Troféu Relevância Ipea

No evento de abertura da Semana da Comunidade Ipea e Qualidade de Vida no Trabalho, o presidente Ernesto Lozardo anunciou uma importante conquista para o Instituto. Segundo ele, por meio de um decreto, o Ipea ficará responsável pelos projetos de desenvolvimento socioeconômicos de médio e longo prazo que irão subsidiar a elaboração do Plano Plurianual (PPA).

"É um acerto feito pelo Ministério do Planejamento e a Casa Civil. O Ipea vai auxiliar o governo a traçar as diretrizes das políticas públicas brasileiras", explicou o presidente do Ipea, nesta segunda-feira (23.10).
A atuação do Instituto se dará em duas frentes: no apoio à elaboração do próximo Plano Plurianual, o PPA 2020-2023, e no monitoramento e avaliação das políticas públicas. O PPA é um importante instrumento de planejamento governamental por meio de diretrizes, objetivos e metas. Avaliar e aprimorar as políticas públicas já faz parte da missão do Ipea.

"A avaliação das políticas públicas que o Ipea tem feito tem nos ajudado bastante a focar em políticas com eficácia, eficiência e efetividade", ressaltou o secretário de Planejamento e Assuntos Econômicos do Ministério do Planejamento, Marcos Ferrari. Ele ainda lembrou que, em uma situação de restrição fiscal como a vivida pelo país, é fundamental contar com servidores públicos que optaram em servir o público e ajudar o governo a resolver os problemas do país. "Aqui no Ipea são todos profissionais compromissados em resolver as questões críticas do Brasil", pontuou.

Também participaram da mesa de abertura do evento o diretor de Desenvolvimento Institucional do Ipea, Rogério Boueri Miranda; o coordenador-geral de Gestão de Pessoas do Ipea, Leônidas Pires Neto; e o vice-presidente da Associação dos Funcionários do Ipea (Afipea), Almir de Oliveira Junior. A cerimônia, ocorrida na sede do instituto, em Brasília, teve videoconferência para a unidade do Ipea, no Rio de Janeiro.

Prêmio Roberto Campos
Na fala inicial, o presidente Ernesto Lozardo anunciou ainda outra novidade: a criação do Prêmio Ipea Roberto Campos, em comemoração ao centenário do idealizador da instituição. Será uma premiação nacional com o objetivo de premiar a excelência em pesquisa aplicada para políticas públicas e prestigiar pesquisadores do instituto e também externos. O regulamento e outras informações sobre o prêmio serão divulgadas em breve.

Troféu Relevância Ipea
Por iniciativa da Diretoria Colegiada, o Ipea homenageou servidores que, segundo a avaliação de seus pares, se sobressaem no empenho e dedicação ao trabalho, tanto nas áreas de pesquisa, como de assessoramento e desenvolvimento institucional. Os mais votados receberam o Troféu Relevância Ipea no evento desta segunda-feira: Eustáquio José Reis, pelo Conjunto da Obra; Daniel Cerqueira, na categoria Pesquisa e Avaliação de Políticas Públicas; Claudio Hamilton dos Santos, na categoria Assessoria Governamental; Bernardo Figueiredo Silva, pelo Trabalho em Equipe; e Alexandre Cunha, em duas categorias: modernização e gestão e desenvolvimento institucional.

Além disso, servidores com mais de 20 anos de serviços receberam homenagens por meio de medalhas e placas. Norma Stenzel, servidora e colaboradora da instituição há 48 anos, recebeu homenagem especial com vídeo em que colegas destacaram sua trajetória e dedicação ao Ipea.

A Semana da Comunidade Ipea e da Qualidade de Vida no Trabalho segue até sexta-feira, 27, em Brasília e no Rio.

 

 

 
 

Todo o conteúdo deste site está publicado sob a Licença Creative Commons Atribuição 2.5 Brasil.
Ipea - Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada
Expediente Portal Ipea