Evento discutiu monitoramento e avaliação de políticas públicas

Evento discutiu monitoramento e avaliação de políticas públicas


Seminário no Ipea entre 23 e 25 de novembro reuniu representantes do Governo Federal, meio acadêmico e organismos internacionais

De 23 a 25 de novembro, o Ipea realizou o seminário Monitoramento e Avaliação de Políticas Públicas: instrumentos e experiências. No evento, foram discutidas abordagens, instrumentos e experiências de monitoramento e avaliação de políticas públicas no país, reunindo alguns dos principais representantes do Governo Federal ligados ao tema, meio acadêmico e organismos internacionais. O evento, aberto ao público, foi realizado na sede do Ipea, em Brasília (Setor Bancário Sul, Quadra 1, Conjunto J, Ed. BNDES/Ipea). 

Ao todo, foram 11 mesas com temas que passaram pela avaliação e monitoramento das políticas públicas sociais, de crédito, inovação, segurança pública, urbanas, além de modelos macroeconômicos e ambientais. Cada mesa teve um mediador – em sua maioria, diretores e assessores do Ipea ligados à área – e até três expositores, com um espaço reservado para o debate com o público presente.

Além de Jessé Souza, presidente do Ipea, a mesa de abertura, que se iniciou às 14h do dia 23, contou com a participação de Esther Dweck, secretária de Orçamento Federal (SOF) do Ministério do Planejamento, Paulo Jannuzzi, secretário de Avaliação e Gestão da Informação do Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome, Carlos Higino, secretário-executivo da Controladoria Geral da União, e Raimundo Carreiro, ministro e vice-presidente do Tribunal de Contas da União.

Confira a programação completa

Autoridades destacam o papel da avaliação de políticas

Sessões abordaram conceitos e sistemas de avaliação

Avaliação requer conhecimento sobre a concepção da política

Debatedores analisaram políticas sociais, de crédito e inovação

Seminário abordou uma variedade de métodos de avaliação