Twitter
Youtube
facebook
Google +
Google +

 

tips and trick
13/10/2017 17:33

Uso do tempo e as desigualdades de gênero são tema de seminário no Ipea

Durante toda a próxima quarta-feira, 18, evento reunirá especialistas e estudiosos do tema na sede do Ipea, em Brasília

De que forma o modo como as pessoas gastam as horas e os minutos e horas dos seus dias se relaciona com a desigualdade de gênero? Buscando compreender quais as nuances e os aspectos dessa correlação, o Ipea, em parceria com a Organização Internacional do Trabalho (OIT) e a Entidade das Nações Unidas para a Igualdade de Gênero e o Empoderamento das Mulheres (ONU Mulheres) promove, na quarta-feira, 18, a partir das 9h, o seminário Uso do Tempo e Gênero. O evento será na sede do Ipea, em Brasília (SBS, Qd. 1, bloco J, Ed. BNDES/Ipea, auditório Divonzir Gusso), e contará com três mesas de discussão.

A primeira mesa debaterá os marcos internacionais de medição e valoração do trabalho não remunerado, a desigualdade na América Latina e o uso do tempo no Brasil. Em seguida, especialistas vão discutir conciliação e corresponsabilidade com o trabalho e a família, além de políticas públicas. Na ocasião, serão apresentados dois estudos de caso: uso do tempo na Guatemala e no Uruguai.

A mesa de encerramento do seminário promoverá um debate mais aprofundado sobre as diferenças de gênero e de raça, trazendo um panorama sobre o gênero e a classe nos usos do tempo das famílias brasileiras.

Além do Ipea, OIT e ONU Mulheres, haverá representantes da Comissão Econômica para a América Latina e o Caribe (Cepal) e da Secretaria Especial de Políticas para as Mulheres (SPM) na mesa de abertura. É necessária a confirmação de presença pelo e-mail Este endereço de e-mail está protegido contra spambots. Você deve habilitar o JavaScript para visualizá-lo. .

Livro
O Ipea acaba de lançar um livro sobre o tema, homônimo ao seminário. A publicação aborda a divisão sexual do trabalho e como ela se traduz no dia a dia das famílias. “Os estudos de uso do tempo podem ajudar a compreender as relações entre a sobrecarga de trabalho feminina e a reprodução das desigualdades de gênero”, explica a publicação.

O livro, organizado por Natália Fontoura, especialista em políticas públicas e gestão governamental em atividade no Ipea, e pela socióloga Clara Araújo, é fruto de uma parceria entre Ipea, SPM e Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ). O evento e a publicação objetivam subsidiar políticas públicas voltadas à redução das desigualdades de gênero e raça.

Serviço
Seminário Uso do Tempo e Gênero
Dia: 18 de outubro de 2017
Horário: das 9h às 17h
Local: auditório Divonzir Gusso, na sede do Ipea, em Brasília (SBS, Qd. 1, bloco J, Ed. BNDES/Ipea)

Confira a programação completa do seminário

Acesse o livro Uso do Tempo e Gênero

 
 

Todo o conteúdo deste site está publicado sob a Licença Creative Commons Atribuição 2.5 Brasil.
Ipea - Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada
Expediente Portal Ipea