Twitter
Youtube
facebook
Google +
Google +

 

tips and trick
11/10/2017 15:42

Técnico do Ipea ganha Prêmio Capes de tese na área de sociologia
O trabalho de doutorado de Pedro Herculano de Souza, sobre a desigualdade e concentração de renda no Brasil, foi selecionado como o melhor de 2016

A desigualdade vista do topo: a concentração de renda entre os ricos no Brasil, 1926-2013, tese de doutorado de Pedro Herculano Guimarães Ferreira de Souza, técnico de planejamento e pesquisa da Diretoria de Estudos e Políticas Sociais (Disoc) do Ipea, foi uma das vencedoras do Prêmio Capes de Tese 2017.

A tese, considerada a melhor da área de sociologia do Brasil defendida em 2016, foi apresentada pela Universidade de Brasília (UnB) e teve como orientador o professor Marcelo Medeiros Coelho de Souza, que também é técnico de planejamento e pesquisa do Ipea e pesquisador visitante na Yale Law School, nos Estados Unidos.

O resultado do Prêmio Capes de Tese 2017 foi divulgado nesta terça-feira (10), e a cerimônia de entrega das premiações ocorrerá no dia 7 de dezembro, no Centro Internacional de Convenções do Brasil (CICB), em Brasília.

Sobre a tese
Com base em tabulações publicamente disponíveis do Imposto de Renda de Pessoas Físicas (IRPF), o autor apresenta estimativas para a desigualdade de renda no Brasil ao longo de nove décadas. Segundo Pedro Herculano, o estudo representa a mais longa e completa série histórica para o Brasil até o momento.

De acordo com a tese, as estimativas apresentadas permitem recontar a história do país desde a década de 1920 do ponto de vista da concentração no topo, “algo impossível de ser realizado com outras fontes de dados mais conhecidas, como as pesquisas domiciliares amostrais”.

Desse modo, a pesquisa trata dos ricos e da desigualdade, da concentração de renda entre os mais ricos no país, da concentração de renda no mundo, da história política da desigualdade no Brasil, entre outras questões relacionadas.

Para ver o resultado completo do Prêmio Capes de Tese, clique aqui.

 
 

Todo o conteúdo deste site está publicado sob a Licença Creative Commons Atribuição 2.5 Brasil.
Ipea - Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada
Expediente Portal Ipea