Twitter
Youtube
facebook
Google +
Google +

 

tips and trick
11/10/2017 15:18

Livro relaciona os arranjos produtivos locais ao desenvolvimento regional

A publicação do Ipea será lançada em novembro, durante a 8ª Conferência Brasileira de APLs

Já está disponível no portal do Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea) o livro Arranjos produtivos locais e desenvolvimento. A obra aborda, sob várias perspectivas, como o desenvolvimento regional é impulsionado por arranjos produtivos locais (APLs) – aglomerações de empresas, em um mesmo território, que apresentam especialização produtiva e mantêm vínculos de articulação e cooperação entre si. Geralmente, também participam das APLs organizações públicas e privadas.

Para Carlos Wagner Oliveira, um dos organizadores do livro e técnico de planejamento e pesquisa da Diretoria de Estudos e Políticas Regionais, Urbanas e Ambientais do Ipea, há muitas vantagens na participação em arranjos produtivos locais: “A instituição que está dentro de um APL pode desfrutar de um mercado privilegiado e dinâmico, uma vez que há a redução de custos, e se beneficiar de preços mais competitivos”.

Além das vantagens institucionais, os APLs contribuem para o desenvolvimento regional e endógeno, uma vez que os recursos utilizados são oriundos da própria região. O livro reúne trabalhos científicos produzidos a partir de uma chamada pública realizada pelo Grupo de Trabalho Permanente para Arranjos Produtivos Locais e pelo Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior, em 2015.

A publicação será oficialmente lançada na 8ª Conferência Brasileira de APLs, em novembro, e servirá de aporte teórico para a discussão do tema durante o evento. Além de Carlos Wagner, organizaram o livro José Augusto Costa, Gabriela Maretto Figueiredo, Alessandra Ribeiro de Moraes, Ricardo Batista Carneiro e Iedo Brito da Silva.

Acesse o livro "Arranjos produtivos locais e desenvolvimento"

 
 

Todo o conteúdo deste site está publicado sob a Licença Creative Commons Atribuição 2.5 Brasil.
Ipea - Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada
Expediente Portal Ipea