Twitter
Youtube
facebook
Google +
Google +

 

tips and trick
11/10/2017 11:02

Ipea presta assessoria ao Ministério da Integração Nacional em pesquisa na fronteira

Ministério solicitou estudo técnico sobre a viabilidade de tornar o município de Cáceres, no Mato Grosso, uma cidade-gêmea

O Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea) está realizando, a pedido do Ministério da Integração Nacional (MI), um estudo técnico sobre as cidades de Cáceres, no Mato Grosso, e San Matias, na Bolívia, para avaliar se o município brasileiro reúne os atributos necessários para se tornar "cidade-gêmea" da localidade boliviana. A primeira referência para essa avaliação é a proximidade física, que permite a integração econômica e dos serviços públicos de ambas as cidades.

"A metodologia que definimos para esse projeto incluiu a visita in loco, justamente para conhecer a realidade das cidades e ouvir alguns dos seus principais atores", explicou Bolívar Pêgo, técnico de planejamento e pesquisa do Ipea e coordenador da equipe que realizou uma série de entrevistas nas cidades. Essa primeira parte do estudo técnico contou com o apoio da Assessoria Internacional do Governo de Mato Grosso e da prefeitura de Cáceres.

Na ocasião, além do governador de Mato Grosso, Pedro Taques, foram ouvidos o prefeito de Cáceres, Francis Maris, o prefeito de San Matias, Fábio Lopez, lideranças locais, e também representantes de serviços básicos, como agentes da polícia, de rádios e de hospitais. "Queríamos fazer as mesmas perguntas para atores diferentes, com perfis diferentes", disse Pêgo.

A intenção do MI é verificar se as cidades poderão ser acrescidas ao rol de 32 cidades-gêmeas que já existem no Brasil. Até dezembro, a equipe técnica do Ipea apresentará ao ministério a versão preliminar do estudo.

Cidades-gêmeas
Em 2014, o MI definiu o conceito de cidades-gêmeas, o que possibilita a definição de políticas públicas específicas para essas localidades, além da integração fronteiriça e, consequentemente, dos países sul-americanos. Essas cidades são localizadas na linha de fronteira e, inicialmente pela proximidade física com municípios de outros países, apresentam potencial de integração econômica e cultural.

 
 

Todo o conteúdo deste site está publicado sob a Licença Creative Commons Atribuição 2.5 Brasil.
Ipea - Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada
Expediente Portal Ipea