Ipea e Ministério da Defesa impulsionam cooperação

Ipea e Ministério da Defesa impulsionam cooperação

Presidente Jessé Souza e ministro Aldo Rebelo anunciam parceria para que as duas instituições realizem estudos conjuntos sobre defesa e indústria bélica

Com o objetivo de ampliar a cooperação e criar um grupo de estudos relacionados à área de defesa e indústria, o ministro da Defesa, Aldo Rebelo, recebeu na tarde desta terça-feira, dia 2, em Brasília, o presidente do Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada, Jessé Souza.
Os estudos sobre defesa tornaram-se mais frequentes no Ipea nos últimos anos. Técnicos do Instituto já produziram uma série de publicações relevantes relacionadas ao tema, como os livros Amazônia e Atlântico Sul: desafios e perspectivas para a defesa no Brasil e Estratégias de Defesa Nacional – desafios para o Brasil no novo milênio.
Segundo Jessé Souza, o diálogo entre as duas instituições renderá debates positivos. “Montamos um convênio entre a Defesa e o Instituto para construir uma espécie de cooperação em temas que interessam ao MD, como a defesa nacional, questões demográficas e a relação disso com a indústria bélica”, afirmou.
Para o ministro Aldo Rebelo, além de formar o grupo de estudos sobre defesa e segurança nacional, as duas instituições vão fechar um acordo para que técnicos do Ipea possam ministrar palestras e aulas na Escola Superior de Guerra e nas demais escolas das Forças Armadas.

Com informações do Ministério da Defesa
Foto: Gilberto Alves/MD