Twitter
Youtube
facebook
Google +
Google +

 

tips and trick
03/08/2017 15:27

Políticas de inovação são o foco da edição especial do Boletim Radar
Publicação discute o potencial das compras públicas e da regulação para promover a inovação no Brasil

A edição especial do boletim Radar – tecnologia, produção e comércio exterior número 52, lançado pela Diretoria de Estudos e Políticas Setoriais de Inovação e Infraestrutura (Diset) do Ipea, tem como tema as políticas de inovação. Com base no livro Políticas de Inovação pelo Lado da Demanda no Brasil, organizado pelo coordenador de Estudos em Estratégias de Crescimento das Firmas do instituto, André Rauen, o boletim discute a potencialidade que as compras públicas e a regulação têm para gerar inovação no país.

No primeiro artigo, Rauen analisa os mercados para a inovação. No texto, o autor mostra o potencial das compras públicas e da regulação na qualidade de mecanismos de fomento à inovação pelo lado da demanda. Os impactos produtivos e tecnológicos à Embraer e a seus fornecedores promovidos pelo desenvolvimento do KC-390 para a Força Aérea Brasileira (FAB) foram abordados no segundo capítulo pelo professor da Universidade Federal de Uberlândia (UFU) Cássio Garcia Ribeiro. Ele destaca que a criação da Embraer é uma demonstração da importância dos projetos da FAB para a evolução do setor aeronáutico no país e que a empresa continua relevante mesmo após sua privatização.

As contratações de P&D para a nova fonte de luz síncrotron brasileira, o projeto Sirius, são discutidas no terceiro texto por Cristiane Vianna Rauen, tecnologista no Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações (MCTIC). No quarto artigo, a experiência do SUS como maior comprador de medicamentos do país é apresentada por Pollyana Varrichio, diretora do Núcleo de Inovação Tecnológica e docente na Escola Paulista de Política, Economia e Negócios (Eppen) da Universidade Federal de São Paulo (Unifesp).

Por fim, a eficiência do Programa Brasileiro de Etiquetagem Veicular (PBE-V) é colocada em discussão por Janaina Pamplona da Costa, professora da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp).

Acesse a íntegra do Boletim Radar nº 52

Leia o livro Políticas de Inovação pelo Lado da Demanda no Brasil

Vídeo: Confira os destaques do livro

Vídeo: Especialistas explicam como o Estado pode ser indutor da inovação

 
 

Todo o conteúdo deste site está publicado sob a Licença Creative Commons Atribuição 2.5 Brasil.
Ipea - Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada
Expediente Portal Ipea