Twitter
Youtube
facebook
Google +
Google +

 

tips and trick
07/07/2017 11:03

Ipea participa da primeira reunião do Projeto Brasil ODS 2030
Instituto prestará assessoria técnica à Comissão Nacional dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável

O Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea) participou da 1ª Reunião Ordinária da Comissão Nacional dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (CNODS), na última sexta-feira, 07, no Palácio do Planalto, em Brasília. O Ipea e o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) prestarão assessoria técnica à CNODS.

O coordenador-residente do Sistema ONU no Brasil, Niky Fabiancic, e o ministro da Secretaria de Governo da Presidência da República, Antônio Imbassahy, assinaram, durante a reunião, um memorando de entendimento que marca a cooperação para o desenvolvimento, implementação e promoção de iniciativas que apoiem os ODS.

A principal função do Ipea e do IBGE é prestar assessoria técnica à Comissão responsável por implementar a Agenda ODS 2030 – parte do Protocolo Internacional da Assembleia Geral da ONU, que define a estratégia mundial de desenvolvimento. Os institutos atuarão para que sejam atingidos os objetivos de internalizar, difundir e dar transparência ao processo de implantação da Agenda 2030, com ações voltadas para as dimensões econômica, social, ambiental e institucional.

O Ipea
Enid Rocha, representante do Ipea na Comissão, explica que a nova agenda para o desenvolvimento sustentável é muito ambiciosa e requer uma revisão profunda dos modelos atuais de desenvolvimento para ter sucesso na erradicação da pobreza e na promoção da prosperidade compartilhada.

A diretora-adjunta de Estudos e Políticas Sociais do Ipea garante ainda que o Instituto está preparado para cumprir com essa atribuição. “A instituição conta com pesquisadores que estudam as temáticas de todos os ODS e dialogam fortemente com as quatro dimensões do desenvolvimento sustentável: social, econômica, ambiental e institucional. Acho que não temos no Brasil outra instituição com essa capacidade.”

Formada por 16 representantes, oito provenientes do governo e oito membros da sociedade civil, a comissão deve identificar, sistematizar e divulgar boas práticas e iniciativas que colaborem para o alcance dos ODS e promover a articulação com órgãos e entidades públicas das Unidades Federativas para a disseminação e implementação dos objetivos em níveis estadual, distrital e municipal.

 
 

Todo o conteúdo deste site está publicado sob a Licença Creative Commons Atribuição 2.5 Brasil.
Ipea - Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada
Expediente Portal Ipea