Twitter
Youtube
facebook
Google +
Google +

 

tips and trick
03/07/2017 15:21

Livro analisa políticas de inovação pelo lado da demanda

Lançamento do e-book na quarta-feira, 5 de julho, em Brasília, terá a presença do ministro Gilberto Kassab

A sede do Ipea, em Brasília, receberá no próximo dia 5, às 10h, o lançamento do e-book Políticas de Inovação pelo Lado da Demanda no Brasil, organizado pelo coordenador de Estudos em Estratégias de Crescimento das Firmas, André Tortato Rauen. O evento contará com a presença do ministro da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações, Gilberto Kassab, que abrirá o seminário mediado por João De Negri, diretor de Estudos e Políticas Setoriais de Inovação e Infraestrutura do Ipea.

O livro é dividido em três partes que analisam a inovação nacional pela visão da demanda, ou seja, ações do Estado, por meio de compras públicas e regulação, por exemplo, voltadas para a indução de inovação. A primeira seção contextualiza e conceitua temas tratados na obra, dialogando com a segunda, onde são estudados alguns casos brasileiros que ajudam na compreensão das políticas de inovação.

Entre os seis casos nacionais analisados, está a decisão da Força Aérea Brasileira (FAB) de encomendar o desenvolvimento de uma nova aeronave (KC-390) e não simplesmente comprá-la de fora, o que gerou importantes competências tecnológicas na cadeia aeronáutica nacional. Essas competências podem ser observadas na Embraer, mas também em uma série de pequenos produtores nacionais. Nesse sentido, o livro mostra que a construção da maior infraestrutura de pesquisa do Brasil (projeto Sirius) exigiu a criação de tecnologias nacionais em diversas pequenas empresas de São Paulo e também na empresa WEG.

A obra também destaca que existe um enorme poder de mercado ainda não totalmente explorado no SUS. O atual volume de aquisições do governo federal permite que os gestores públicos negociem condições de preço e de transferência de tecnologia extremamente vantajosas para o país.

De forma geral, o livro defende que é possível aumentar a produtividade dos dispêndios brasileiros em ciência, tecnologia e inovação por meio do emprego consciente da compra pública e da regulação. A última parte da obra aborda casos internacionais, concluindo com três textos que apresentam experiências dos Estados Unidos e da União Europeia em políticas de inovação pelo lado da demanda.

O tema central do e-book não desconsidera o atual momento econômico nacional, com propostas que questionam modelos existentes, como ressalta a introdução da obra: “Por que a compra pública não deve considerar outros elementos além do óbvio preço de mercado? Por que a regulação não é utilizada de forma a considerar consequências outras que não suas ações mais imediatas? Ou, finalmente, por que não usar a rotina administrativa do Estado para que este cumpra sua função social de forma mais inteligente e consciente?”. Para responder essas perguntas, a publicação apresenta sugestões de inovação pelo lado da demanda que podem ser acessadas a partir desta quarta-feira, no Portal Ipea.

Confira o livro Políticas de Inovação pelo Lado da Demanda no Brasil

Assista ao vídeo convidando para o lançamento

Serviço
Lançamento do e-book Políticas de Inovação pelo Lado da Demanda no Brasil
Data: 5 de julho
Horário: das 10h às 12h
Local: Brasília-DF, Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea), SBS, Qd. 1, bloco J, Ed. BNDES/Ipea, auditório Divonzir Gusso, subsolo
Confirmação de presença: Este endereço de e-mail está protegido contra spambots. Você deve habilitar o JavaScript para visualizá-lo. ou (61) 2026-5108

 
 

Todo o conteúdo deste site está publicado sob a Licença Creative Commons Atribuição 2.5 Brasil.
Ipea - Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada
Expediente Portal Ipea