Twitter
Youtube
facebook
Google +
Google +

 

tips and trick
23/06/2017 12:12

Ipea e MI realizam oficina sobre fronteira do Arco Central

O encontro em Corumbá, nos dias 28 e 29, resultará no quarto volume da série Fronteiras do Brasil

O Ipea e o Ministério da Integração Nacional (MI), com o apoio da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS) – Campos do Pantanal (CPAN), realizarão uma oficina de trabalho intitulada “Fronteiras do Brasil: uma avaliação do Arco Central”, nos dias 28 e 29 de junho. O encontro, em Corumbá (MS), tem como objetivo levantar questões e hipóteses sobre o território e conhecer melhor a realidade regional e local, visando contribuir para a melhoria das políticas públicas sobre fronteiras.

Na programação, estão previstas palestras pela manhã e trabalhos em grupo à tarde. As palestras do dia 28 serão principalmente de instituições e temas nacionais, como defesa e as realidades econômica e social do Arco Central, que reúne municípios de fronteira dos estados de Rondônia, Mato Grosso e Mato Grosso do Sul. Em seguida, será apresentado o livro “Fronteiras do Brasil: diagnóstico e agenda de pesquisa para política pública”, que estará disponível para download no Portal Ipea no dia do término da oficina.

Na manhã do dia 29, haverá palestras sobre temas regionais e locais, como o desenvolvimento regional e as relações transfronteiriças do Arco Central. Os grupos de trabalho vão se dedicar a três eixos: economia e desenvolvimento, gestão urbana e integração entre os povos e defesa do território. Os participantes serão divididos entre estes temas e responderão perguntas feitas pela equipe técnica da pesquisa, composta por pesquisadores da Diretoria de Estudos e Políticas Regionais, Urbanas e Ambientais (Dirur) do Ipea. Ao final, cada grupo apresentará as conclusões e sugestões de melhoria das políticas públicas. 

Além dessa programação, estão previstas visitas a campo na zona de fronteira, dos lados brasileiro e boliviano, envolvendo o arranjo Corumbá, Ladário, Puerto Quijarro e Puerto Suárez, e entrevistas com autoridades locais e regionais. O principal produto da oficina será em mais um livro, o quarto volume da série Fronteiras do Brasil. Esta é a terceira de um total de quatro oficinas sobre fronteira que o Ipea e o MI realizam no âmbito da parceria técnica. A quarta e última, sobre o Arco Sul, será realizada em novembro deste ano na cidade de Uruguaiana (RS).

Confira a programação

Acesse o livro Fronteiras do Brasil: diagnóstico e agenda de pesquisa para política pública 

 
 

Todo o conteúdo deste site está publicado sob a Licença Creative Commons Atribuição 2.5 Brasil.
Ipea - Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada
Expediente Portal Ipea