Twitter
Youtube
facebook
Google +
Google +

 

tips and trick
22/06/2017 10:01

Cinco artigos compõem a nova edição do Boletim Radar

Publicação aborda as temáticas de financiamento, concorrência, regulação, inovação e agricultura

A Diretoria de Estudos e Políticas Setoriais de Inovação e Infraestrutura (Diset) lançou nesta quarta-feira, 21, no Portal Ipea, o Boletim Radar 51 - Tecnologia, produção e comércio exterior. Com cinco artigos que fomentam o debate sobre avaliações e formulações de políticas públicas, a publicação aborda temas de relevância econômica e social, como as atividades do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) e a produtividade agronômica.

O primeiro artigo discute o tamanho do BNDES após respostas à crise de 2008 e o padrão de financiamento do crescimento apontado. Os números apresentados no estudo evidenciam a relevância do tema: “O Banco ampliou sua participação no mercado de crédito de 3% para 5% do produto interno bruto (PIB), entre 2009 e 2015. Seus desembolsos anuais para empréstimos cresceram 292%, entre 2007 e 2015, e sua carteira de empréstimos e participações aumentou 400% no mesmo período”.

O segundo texto do Radar traz conclusões como a de que o indicador utilizado para avaliar o nível da concorrência econômica nacional é essencial para basear qualquer debate. O terceiro artigo tem como título Efeitos da Desoneração Tributária Sobre a Difusão da Banda Larga no Brasil: enfoque na incidência do Fistel sobre o terminal de acesso individual por satélite. Nele, aponta-se, entre outros resultados, que a penetração do serviço de banda larga poderia ser acrescida em 6,18% nos próximos dez anos.

Para avaliar a inovação brasileira desde o ano 2000, o artigo Dinâmica da Inovação no Brasil em Contraposição a Países Selecionados analisa dados do IBGE sobre a Pesquisa de Inovação (Pintec). O Boletim Radar 51 se encerra com o tema Competitividade do Brasil no Complexo Soja-Milho-Aves: desafios e questões para as políticas públicas.

Acesse a íntegra do Boletim Radar nº 51

 
 

Todo o conteúdo deste site está publicado sob a Licença Creative Commons Atribuição 2.5 Brasil.
Ipea - Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada
Expediente Portal Ipea