Missão: “Aprimorar as políticas públicas essenciais ao desenvolvimento brasileiro por meio da produção e disseminação de conhecimentos e da assessoria ao Estado nas suas decisões estratégicas”.
IPEA - Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada
Twitter
Youtube
facebook
Google +

 

tips and trick
14/06/2017 17:19

População masculina desocupada cresce e chega a 50% do total de desempregados

Confira no vídeo as mudanças de composição do mercado de trabalho brasileiro

 

"Metade do contigente dos trabalhadores desempregados no Brasil é composto por homens e a outra, por mulheres. Quanto à faixa etária, 70% dos desempregados têm entre 18-39 anos. Por corte de instrução, a maioria dos desocupados possuem uma instrução mediana, ou seja, ensino médio completo ou incompleto", explica Maria Andréia Parente Lameiras, técnica de planejamento e pesquisa do Ipea. Os dados estão na seção Mercado de Trabalho, divulgada nesta quarta-feira, 14/06, no blog da Carta de Conjuntura

A especialista acrescenta que, em termos de região, a tendência se mantém: a maior taxa de desemprego está na região Nordeste, e a menor, no Sul. Mas ela pontua que há diferenças importantes nos estados: "Ao se comparar o primeiro trimestre de 2017 com o mesmo período de 2016, observa-se que a maior aceleração do desemprego acontece no Acre, Sergipe e Rio de Janeiro".

Saiba mais: Participação masculina entre os desempregados aumenta e se iguala à feminina

 
 

Todo o conteúdo deste site está publicado sob a Licença Creative Commons Atribuição 2.5 Brasil.
Ipea - Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada
Expediente Portal Ipea