Twitter
Youtube
facebook
Google +
Google +

 

tips and trick
05/06/2017 11:40

Seminário discutirá estratégias de ampliação do acesso à internet

Com representantes do Ipea e da Anatel, o evento é fruto do trabalho de parceria entre as instituições

Os dados mais recentes sobre a internet no Brasil mostram que 42% da população ainda não possui acesso, o que torna pertinentes pesquisas sobre estratégias de democratização do uso da rede mundial de computadores. O Ipea, em parceria com a Anatel, promove no dia 6 de junho, terça-feira, o seminário Subsídios à Formulação da Estratégia de Universalização do Acesso à Internet. A programação se estenderá das 14h30 às 17h30, e o evento será realizado no auditório da Agência Nacional de Telecomunicações, em Brasília, com a presença de Ernesto Lozardo, presidente do Ipea, e Juarez Quadros, presidente da Anatel.

Com o objetivo de responder perguntas sobre o acesso à internet e traçar possibilidades de universalização, o seminário será divido em subtemas que abarcam questões técnicas, socioeconômicas e político-jurídicas. Para comentar as particularidades e os desafios da expansão da infraestrutura de banda larga no Brasil, o conselheiro da Anatel Igor de Freitas será o convidado. Dentro do campo financeiro, o diretor do Ipea Alexandre Ywata discutirá o impacto econômico da expansão da banda larga nos municípios brasileiros, dialogando com a fala de Lucas Mation, chefe da Assessoria Técnica do Ipea, que analisará os efeitos dessa expansão nas empresas.

O seminário é fruto de uma parceria do Ipea com a Anatel que rendeu um amplo trabalho em fase de finalização e terá resultados prévios divulgados no evento. O palestrante Alexandre Ywata explicou a necessidade desse trabalho conjunto: “O objetivo do projeto é fornecer subsídios ao governo federal para a formulação de estratégias para universalização do acesso à internet no Brasil. O projeto tem três etapas: avaliação do impacto usando dados históricos do aumento de acesso à internet, dimensionamento do mercado potencial para serviços de internet e avaliação do impacto de diferentes estratégias de priorização de municípios para novos investimentos na ampliação da rede”.

Serviço
Seminário “Subsídios à Formulação da Estratégia de Universalização do Acesso à Internet”
Data: 6 de junho, terça-feira
Horário: 14h30 às 17h30
Local: Miniauditório da Anatel, Setor de Autarquias Sul, Quadra 6, Bloco E. Brasília-DF

 
 

Todo o conteúdo deste site está publicado sob a Licença Creative Commons Atribuição 2.5 Brasil.
Ipea - Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada
Expediente Portal Ipea