Está no ar a Edição nº 86 da Desafios do Desenvolvimento

Está no ar a Edição nº 86 da Desafios do Desenvolvimento

Na entrevista especial da revista, André Singer analisa a instabilidade política do País e discute a democracia no mundo


Já está disponível no sítio da revista Desafios do Desenvolvimento (www.desafios.ipea.gov.br) a 86ª edição da publicação, que traz como matéria de capa as metas possíveis para o desenvolvimento sustentável. Em setembro, durante a Cúpula das Nações Unidas para o Desenvolvimento Sustentável, em Nova York, o Brasil aderiu aos chamados Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), que contempla 17 objetivos e 169 metas responsáveis por orientar as políticas públicas e as atividades de cooperação internacional nos próximos 15 anos aos países que o adotaram.

Na entrevista especial da revista, o cientista político André Singer fala sobre a crise enfrentada pelo Governo Federal e avalia a democracia no mundo no contexto atual. A revista também traça o perfil de Anísio Teixeira, criador da Escola Nova, que formou uma nova geração de militantes da educação como Florestan Fernandes e Darcy Ribeiro, dois defensores incondicionais da educação pública, gratuita e laica.

Outro tema abordado na publicação foi o Plano Nacional de Educação (PNE), que indica ser possível o Brasil alcançar a universalização e a democratização do setor em dez anos. A revista traz ainda um debate sobre as distorções de uma carga tributária regressiva e a urgência de uma reforma para corrigi-las. Já em outra reportagem o assunto em análise é inspirado no livro Violência e Segurança Pública em 2023. A obra mostra os fatores que alimentam a escalada da violência no país, apontando o quadro de incertezas e projetando tendências que podem ser revertidas.

Cenário internacional
Em âmbito internacional, a publicação explorou o tema dos paraísos fiscais, lugares onde o dinheiro entra e sai livremente, podendo ser utilizados para encobrir fluxos ilícitos e movimentações ilegais de riqueza. A desaceleração chinesa e seus impactos sobre a economia brasileira também é um tema presente na edição, que aborda, ainda, a situação de milhões de pessoas, que forçadas a deixar suas terras, se refugiam em outros países, a grande maioria em situação de vulnerabilidade.

Confira as reportagens completas na versão online da revista Desafios do Desenvolvimento