Revista do Ipea aborda estudo sobre a violência no país

Revista do Ipea aborda estudo sobre a violência no país

Desafios do Desenvolvimento analisa a pesquisa, que traz propostas para segurança pública até 2023

Pesquisa do Ipea mostra os fatores que alimentam a escalada da violência no país, aponta o quadro de incertezas e projeta cenários e tendências que podem ser revertidos até 2023. Intitulada Violência e segurança pública em 2023: cenários exploratórios e planejamento prospectivo, a publicação foi tema de uma das matérias da edição n° 86 da revista Desafios do Desenvolvimento e revela que os homicídios no Brasil atingiram índices de guerra civil.

Mais de 50 mil pessoas são assassinadas por ano no país, número que supera o de vítimas dos três anos de conflito da Chechênia (1994‑1996). Jovens negros com baixa escolaridade formam o perfil da maioria das vítimas dos crimes, que também têm como componente a violência policial. Se quiser reverter esse quadro, o Brasil precisa avançar em vários aspectos e definir uma agenda de políticas públicas eficazes diante de algumas tendências, como o crescimento demográfico, a interiorização da violência e até o aumento do lobby em favor da liberação do uso de armas de fogo.

De autoria de Helder Rogério Sant´Anna Ferreira, coordenador de Justiça e Segurança Pública da Diretoria de Estudos e Políticas do Estado, das Instituições e da Democracia (Diest), e de Elaine Coutinho Marcial, coordenadora da Assessoria de Gestão Estratégica, Informação e Documentação do Instituto, a obra foi elaborada em parceria com a extinta Secretaria de Assuntos Estratégicos da Presidência da República, com apoio dos ministérios da Justiça e do Planejamento, Orçamento e Gestão.

Confira a matéria completa “É possível deter a violência?”