Twitter
Youtube
facebook
Google +
Google +

 

tips and trick
30/05/2017 12:47

Estudos na Europa inspiram inovações na infraestrutura nacional de pesquisa
Após análises do cenário brasileiro, pesquisadores do Ipea conheceram casos de sucesso em ciência e tecnologia

 

Para buscar conceitos e aplicações que podem ser úteis ao contexto nacional da ciência e tecnologia, o Ipea realizou estudos que analisaram modelos europeus exitosos. Nessa experiência, os pesquisadores puderam conhecer como cada país trabalha com a inovação e infraestrutura, o que serviu de inspiração para repensar as ações brasileiras. O estudo nas 21 instituições europeias foi a complementação de um amplo trabalho de investigação, que começou no Brasil e também visitou os Estados Unidos, colhendo características positivas e negativas de cada processo analisado.

De acordo com André Rauen, coordenador de estudos em estratégias de crescimento em firmas (Diset/Ipea) foram percebidos obstáculos nacionais em desenvolver aplicações das pesquisas, dificultando a entrega de produtos e serviços à população. “Sejam vacinas, sejam sistemas informatizados, sejam soluções: nós temos uma grande dificuldade em transformar o conhecimento científico que está nas universidades, nos institutos de pesquisa, em entregáveis úteis à sociedade.” Assim, as análises europeias, presentes no 50º Boletim Radar, puderam demonstrar formas de administrar a infraestrutura científica com diversos exemplos de aplicações.

A partir desses estudos em países como Reino Unido, Alemanha e Bélgica, André Tortato ressaltou que em cada um desses locais foi possível absorver conteúdos de interesse nacional, pois mesmo que a infraestrutura e a realidade europeia sejam muito diferentes da nossa, várias adaptações podem surgir a partir desses casos analisados.

 
 

Todo o conteúdo deste site está publicado sob a Licença Creative Commons Atribuição 2.5 Brasil.
Ipea - Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada
Expediente Portal Ipea