Twitter
Youtube
facebook
Google +
Google +

 

tips and trick
25/05/2017 08:30

Reunião no Ipea abordou o papel da cultura no desenvolvimento

O pianista Marcelo Bratke apresentou artigo de sua autoria na unidade do instituto no Rio de Janeiro

Em reunião relacionada ao projeto do Ipea Desafios da Nação, o pianista Marcelo Bratke esteve no instituto, no Rio de Janeiro, em 18 de maio. Ele foi recebido pelo presidente do Ipea, Ernesto Lozardo, e pelos diretores Lenita Turchi, da Diretoria de Estudos e Políticas Sociais, e João Alberto De Negri, da Diretoria de Estudos e Políticas Setoriais de Inovação e Infraestrutura. Na ocasião, Bratke discutiu seu texto Cultura e Desenvolvimento, que trata da complexidade e amplitude da cultura, com destaque para ícones como o músico Heitor Villa-Lobos.

Bratke apresentou reflexões sobre o papel da cultura na formação holística do cidadão. Ele ressaltou que as artes e a cultura têm um impacto mais amplo e mensurável na nossa economia, saúde e bem-estar, sociedade e educação. Para Bratke, é importante que reconheçamos a importância da cultura enquanto um recurso nacional estratégico que gera desenvolvimento social e econômico e que dá visibilidade estratégica no âmbito global.

Entre suas propostas está desenvolver a cultura como um elemento integrante das estratégias de desenvolvimento regional e local do mercado de trabalho no Brasil, como instrumento que aproxima e agrega as diversas camadas da sociedade e como tradução e reflexo dos valores brasileiros de caráter nacional em termos de linguagem. Bratke lembrou que é indispensável que a política de financiamento da cultura no Brasil seja vigorosa o suficiente para impulsionar seu desenvolvimento e, ao mesmo tempo, capaz de assegurar a realização plena da riqueza e da diversidade formadoras da sua matriz.

 
 

Todo o conteúdo deste site está publicado sob a Licença Creative Commons Atribuição 2.5 Brasil.
Ipea - Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada
Expediente Portal Ipea