Twitter
Youtube
facebook
Google +
Google +

 

tips and trick
23/05/2017 08:58

Mapa das OSCs integra múltiplas informações com facilidade de acesso
A plataforma reúne dados completos sobre instituições que oferecem serviços sociais ao público

 

O Brasil ainda não contava com um mapeamento de serviços de utilidade pública que reunisse grande quantidade e qualidade de informações e uma busca e fácil. Porém, neste ano o Ipea e seus parceiros apresentaram a nova plataforma do Mapa das Organizações da Sociedade Civil (OSCs) na internet, que expõe dados atualizados e de acesso simples para que os cidadãos possam estar mais envolvidos com a atuação do terceiro setor.

Eleutéria Amora, diretora nacional da Associação Brasileira de ONGs (Abong), ressaltou a importância do mapa para a sociedade e suas instituições: “Ele tem a ideia de ser georreferenciado. Ou seja, a partir do seu lugar, revela onde está aquela organização, qual é o seu trabalho e como ela faz sua gestão”. Assim, o site www.mapaosc.ipea.gov.br funciona como um elo entre os interesses públicos e órgãos que possam atender essas demandas, a partir de buscas que informam não só a localização dessas organizações, mas também todo o seu trabalho. 

O serviço também fortalece a construção de identidades da população ativa nas atividades sociais. A ampliação do conhecimento sobre a plataforma é o próximo desafio, como afirma Mariza Soares, da empresa Conhecer Consultoria: “Mais importante ainda é criar uma forma de divulgar o mapa para as organizações, para que todas possam ter acesso a essas informações e contribuir para que ele seja de fato utilizado como ferramenta de gestão e transparência”.

 
 

Todo o conteúdo deste site está publicado sob a Licença Creative Commons Atribuição 2.5 Brasil.
Ipea - Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada
Expediente Portal Ipea