Twitter
Youtube
facebook
Google +
Google +

 

tips and trick
16/05/2017 13:23

Ipea realiza workshop sobre análise de políticas públicas

Nesta quarta-feira, dia 17, representantes de diversas instituições vão discutir, em Brasília, desafios e possibilidades de avaliação

Nesta quarta-feira, 17, o Ipea realizará uma formação sobre análise de políticas públicas antes e após a sua implementação. O workshop Guias de Orientação para Análise Ex Ante e Ex Post de Políticas Públicas: uma proposta de melhores práticas será no auditório do 16º andar, na sede do Instituto, em Brasília, e a presença deve ser confirmada pelo e-mail Este endereço de e-mail está protegido contra spambots. Você deve habilitar o JavaScript para visualizá-lo. . O evento se iniciará às 14h30, com uma exposição do presidente Ernesto Lozardo sobre a experiência do Ipea na área. Em seguida, serão apresentados um panorama geral da análise de políticas públicas e diferentes modalidades de avaliação, bem como as propostas e desafios da atividade. Haverá videoconferência para a sala 1605 da unidade do Ipea no Rio de Janeiro. A programação completa está disponível neste link.

O diretor adjunto de Estudos e Políticas Regionais, Urbanas e Ambientais do Ipea, Daniel Da Mata, ressalta que o tema do workshop está diretamente ligado à missão do Instituto de aprimorar as políticas públicas essenciais ao desenvolvimento brasileiro, e por isso a oficina é voltada para todos os pesquisadores da casa. O primeiro painel será conduzido pelo secretário adjunto do Tesouro Nacional, Otávio Ladeira, e pela subchefe adjunta da Casa Civil, Fabiana Rodopoulos, e promoverá um debate sobre processos de elaboração dos guias de políticas públicas. 

“Os guias têm como objetivo fornecer referencias às avaliações de políticas públicas do governo federal”, explica Da Mata. “Dessa forma, espera-se dar mais um passo em direção à consolidação da cultura de avaliação de políticas públicas e da busca contínua pela qualidade do gasto público”. O diretor adjunto afirma que os guias estão sendo elaborados por meio das discussões do Ipea com outros órgãos e instituições, como a Casa Civil, o Ministério da Fazenda e a Controladoria Geral da União.

Depois do coffee break, terá início o debate sobre as modalidades de análise. Especialistas de diferentes instituições discorrerão sobre o modelo lógico, a análise de risco, de impacto, e sobre o projeto de interoperabilidade das bases de dados, sob a moderação do técnico de planejamento e pesquisa do Ipea Herton Ellery. Finalizando a oficina, o secretário adjunto do Ministério de Planejamento, Desenvolvimento e Gestão, Rodrigo Cota, apontará lacunas identificadas nos guias de análise e possibilidades de aprimoramento.

Serviço

Workshop - Guias de Orientação para Análise Ex Ante e Ex Post de Políticas Públicas: uma proposta de melhores práticas
Data: 17/05/2017
Horário: 14h30 às 18h
Local: Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea), SBS, Qd. 1, bloco J, Ed. BNDES/Ipea, auditório do 16º andar
Confirmar presença pelo e-mail Este endereço de e-mail está protegido contra spambots. Você deve habilitar o JavaScript para visualizá-lo.
Mais informações: (61) 2026-5108
Obs: Haverá videoconferência para a sala de reunião 1605, na unidade do Ipea no Rio de Janeiro (Avenida Presidente Antônio Carlos, 51, Centro)

 

 
 

Todo o conteúdo deste site está publicado sob a Licença Creative Commons Atribuição 2.5 Brasil.
Ipea - Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada
Expediente Portal Ipea