Missão: “Aprimorar as políticas públicas essenciais ao desenvolvimento brasileiro por meio da produção e disseminação de conhecimentos e da assessoria ao Estado nas suas decisões estratégicas”.
IPEA - Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada
Twitter
Youtube
facebook
Google +

 

tips and trick
09/05/2017 15:13

Parceria entre ABDI e Ipea mapeia a base industrial de defesa brasileira
A sistematização das informações contribui para a elaboração de políticas públicas

 

O seminário Mapeamento da Base Industrial de Defesa, realizado no último dia 27, apresentou algumas das conclusões do livro de mesmo nome publicado pelo Ipea e a Agência Brasileira de Desenvolvimento Industrial (ABDI). A coordenadora de desenvolvimento tecnológico da ABDI, Karen Leal, explica que o livro veio responder à demanda de sistematizar informações sobre a área que permitissem estruturar políticas públicas. “Defesa não é um setor, é uma base industrial. São várias indústrias dentro de uma só, e o que vale no produto de defesa é a sua aplicação”, esclarece Leal, ao falar dos desafios de traçar o mapeamento. “Daí surgiu a parceria com o Ipea e conseguimos concluir o estudo.”

O livro divulgado em 2016 analisa oito segmentos da base industrial de defesa, dos quais quatro foram discutidos no seminário. O contra-almirante Luiz Carlos Faria Vieira, da secretaria de produtos de defesa do Ministério da Defesa, explica que já existem várias políticas públicas em andamento no ministério. “Foi anunciada uma nova linha de crédito para as exportações dos nossos produtos e temos um grupo de trabalho atuando com o BNDES, com o Ministério da Fazenda, Ministério do Planejamento e toda essa nova política de financiamento e garantia que sem dúvida vai alavancar nossa indústria de defesa”, diz o almirante.

O livro Mapeamento da Base Industrial de Defesa está disponível na íntegra neste link. Para mais informações, confira a matéria que detalha a discussão do seminário:

Setor de defesa pode impulsionar o crescimento tecnológico do país

 
 

Todo o conteúdo deste site está publicado sob a Licença Creative Commons Atribuição 2.5 Brasil.
Ipea - Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada
Expediente Portal Ipea