Twitter
Youtube
facebook
Google +
Google +

 

tips and trick
24/04/2017 11:09

Seminário apresenta o mapeamento da base industrial de defesa do país
Parceria com o Ministério da Defesa e a ABDI discute políticas públicas e avanços na área

O Ipea realizou, no dia 27, o seminário Mapeamento da Base Industrial de Defesa, em que foram discutidos avanços e políticas públicas em quatro dos oito segmentos que compõem a indústria de defesa do país. O evento foi uma parceria com o Ministério da Defesa (MD) e a Agência Brasileira de Desenvolvimento Industrial (ABDI), e aconteceu na sede da ABDI, em Brasília. 

“O Ipea tem, desde 2009, desenvolvido uma série de estudos sobre defesa, acompanhando a intensificação de políticas públicas voltadas para a área no Brasil no período recente”, explica a diretora-adjunta de Estudos e Políticas do Estado, das Instituições e da Democracia do Ipea, Flávia Schmidt. Pesquisas em conjunto com a ABDI resultaram no livro homônimo ao seminário, publicado no ano passado, e que orientará a discussão do dia 27.

O livro apresenta a base industrial de defesa em oito segmentos: armas e munições leves e pesadas e explosivos, plataforma naval militar, propulsão nuclear, plataforma terrestre militar, sistemas eletrônicos e sistemas de comando e controle, plataforma aeronáutica militar, sistemas espaciais voltados para defesa, e equipamentos de uso individual. Os quatro últimos segmentos foram abordados no evento pelos autores dos capítulos correspondentes.

Estavam presentes na abertura do seminário Flávia Schmidt, do Ipea, o Contra-Almirante Vieira, do Ministério da Defesa, Luiz Augusto de Souza, presidente da ABDI, Karen Leal, coordenadora de Desenvolvimento Tecnológico da ABDI, e Fabrício Neves, professor da UFRRJ.

A programação completa pode ser acessada neste link. O livro Mapeamento da Base Industrial de Defesa está disponível na íntegra aqui.

 

 
 

Todo o conteúdo deste site está publicado sob a Licença Creative Commons Atribuição 2.5 Brasil.
Ipea - Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada
Expediente Portal Ipea