Twitter
Youtube
facebook
Google +
Google +

 

tips and trick
10/04/2017 18:06

Ipea e AFD firmaram convênio de cooperação em Brasília
Acordo busca desenvolver modelo macroeconômico aplicado ao Brasil que leve em conta cenários de mudança energética e o papel das finanças nas variáveis econômicas

O Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea) e a Agência Francesa de Desenvolvimento (AFD) assinaram nesta terça-feira, dia 11, um Convênio de Cooperação Técnica que estabelece um projeto conjunto para a construção de um modelo macroeconômico aplicado ao Brasil. Firmado na Embaixada da França pelo presidente do Ipea, Ernesto Lozardo, e pelo diretor da AFD no Brasil, Laurent Duriez, o convênio tem como principal objetivo fornecer recomendações de políticas públicas a partir de um modelo que incorpore cenários de mudança energética e climática, bem como um sistema financeiro complexo. 

Na cerimônia de assinatura, também estavam presentes o diretor de Estudos e Políticas Macroeconômicas do Ipea, José Ronaldo de Castro, o técnico de planejamento e pesquisa e também coordenador do projeto no Instituto, Lucas Ferraz Vasconcelos, e o embaixador da França no Brasil, Laurent Bili. Vasconcelos citou a importância das duas instituições, pois “dedicam-se ao tema do desenvolvimento e, portanto, possuem afinidades naturais em diversas frentes”. O embaixador destacou “o trabalho intenso da equipe do Ipea” e sua expectativa positiva quanto ao acordo: “nós precisamos dessas parcerias para avançar”.

O acordo entre Ipea e AFD tem duração inicial de um ano, podendo se estender por até 36 meses. A base do projeto é um estudo do professor Gaël Giraud, da AFD, denominado Macrodinâmica Multissetorial Monetária Generalizada para a Mudança Ecológica, ou Gemmes (sigla em inglês), que servirá como referência para a criação de um modelo específico para o Brasil. A pesquisa concederá bolsa a um estudante de doutorado, e a seleção será uma realização conjunta entre Ipea e AFD.

 
 

Todo o conteúdo deste site está publicado sob a Licença Creative Commons Atribuição 2.5 Brasil.
Ipea - Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada
Expediente Portal Ipea