Twitter
Youtube
facebook
Google +
Google +

 

tips and trick
29/03/2017 15:03

Transparência e interatividade no novo Mapa das OSCs
Apresentação da nova versão da plataforma está disponível na íntegra 

A versão atualizada do Mapa das Organizações da Sociedade Civil (OSCs) já está disponível no Portal Ipea. Felix Garcia Lopez, técnico de planejamento e pesquisa do Ipea responsável pela plataforma, aponta que um dos desafios do Mapa é manter todas suas bases de dados atualizadas automaticamente, sem depender de circunstâncias administrativas. “Atualmente, há 15 bases de dados, quase todas da administração federal”, explica Lopez. Ele acrescenta que já existe um esforço em colher informações de governos estaduais, municipais e das próprias OSCs.

A inserção colaborativa de dados é um dos diferenciais do Mapa. As organizações podem editar seus próprios perfis dentro da plataforma, ampliando o conhecimento sobre a complexidade da atuação das OSCs, que de acordo com Lopez, é pouco sistemático. “Cada pedaço de informação que chega é importante, porque é como se fosse um quebra cabeça em que você ajuda a montar uma imagem mais ampla desse campo”, afirma o técnico.

“Esse mapa não é um cadastro, é uma fonte de consulta”, explica Lopez. Atualmente, apenas organizações com CNPJ são exibidas na plataforma, que é um dos critérios de busca no site. Também é possível encontrar as OSCs por nome ou pela localidade. O objetivo é que a base de dados mais ampla e atualizada, além de instrumento de apoio aos gestores públicos, sirva para fomentar a transparência na relação entre as OSCs e o governo, bem como novas pesquisas na área.

O Mapa pode ser acessado aqui.

Saiba mais: Nova plataforma do Ipea reúne dados sobre OSCs no Brasil

 
 

Todo o conteúdo deste site está publicado sob a Licença Creative Commons Atribuição 2.5 Brasil.
Ipea - Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada
Expediente Portal Ipea